logo

Campanha de homeopatia contra dengue termina na sexta-feira

16/04/2008 17:06:33 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A Campanha Municipal de Homeopatia contra a Dengue, que teve início no dia 29 de março, termina ás 17h desta sexta-feira (18). A prefeitura de Macaé, por meio das coordenadorias de Saúde Coletiva e Programa Municipal de Imunização da secretaria Especial de Saúde (Semusa), é pioneira na inclusão do uso da homeopatia contra dengue no Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 120 mil pessoas participaram da campanha.

A aplicação do complexo Homeopático prossegue nos 44 postos e nas unidades de saúde da cidade e da região serrana. Esta é uma das ações preventivas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A primeira campanha aconteceu no mês de abril de 2007,quando grande parte da população foi mobilizada.

Segundo a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida Nunes, o uso da homeopatia em saúde coletiva, representa uma medida complementar às ações de Saúde Pública, sendo utilizada em conjunto com outras ações com objetivo de minimizar as possíveis formas da evolução de agravos da Dengue.”O complexo homeopático para dengue tem objetivo de diminuir o quadro febril agudo, dores no corpo e os riscos de complicações hemorrágicas”, diz Laila, complementando que o complexo não é uma vacina, mas sim uma alternativa que minimiza os sintomas da dengue, quando adquirida.

A homeopatia é uma associação de três substâncias: Eupatorium, Crotalus e Phosphorus. A Eupatorium é uma planta de origem norte-americana, que serve para amenizar a febre e as dores no corpo. O Crotalus é um extrato que vem do veneno da cobra cascavel e ajuda a diminuir a tendência a hemorragias e o Phosphorus é uma substância que também diminui a tendência à hemorragia.

O complexo homeopático pode ser ingerido por pessoas de todas as idades, inclusive crianças, idosas e mulheres grávidas. As pessoas que já manifestaram o vírus também podem tomar o complexo, em caso de contaminação, os sintomas serão minimizados.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza. Caso apresente um destes sintomas, o médico deve ser procurado.

A Semusa dispõe do Disque Dengue (22) 2762-0175, para que a comunidade possa fazer solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O CCZ conta com UBV (fumacê), máquinas pro-fog e aero-system (para uso nos domicílios nos casos confirmados da doença).