Campanha de homeopatia nas escolas já atendeu mais de mil alunos

15/05/2007 14:53:33 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Mais de mil alunos da rede municipal de ensino receberam o complexo homeopático que ameniza os sintomas da dengue. A administração do medicamento nas escolas faz parte da Campanha de Homeopatia contra a dengue, realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação.

Segundo a gerente do programa de Imunização, Soraya Cristina, a meta é atender 18 mil alunos e profissionais de 40 escolas da rede municipal. Ela explica que a escolha das instituições de ensino foi baseada nos índices de casos da doença registrados nos bairros onde elas estão instaladas. Seis técnicas de enfermagem percorrem três escolas por dia, atendendo aos turnos da manhã e tarde. A gerente do programa explica que o complexo homeopático não é uma vacina, mas que ajuda a atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.

Entre os meses de janeiro e abril, a Secretaria de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou 310 casos confirmados de dengue. O CCZ conta com 120 agentes de endemias que realizam visitas domiciliares, um fumacê (UVB), duas máquinas pro-fog, três aero-system (para uso nos domicílios, em casos confirmados da doença) e o serviço Disque Dengue (22) 2762-0175.

A Campanha de Homeopatia contra dengue teve início em abril e distribuiu 168 mil doses que ficaram disponíveis em 40 postos. O secretário de Saúde, Luiz da Penha lembra que a eficácia do medicamento já foi comprovada pelo município de São José do Rio Preto, interior de São Paulo e em Cuba, além da aprovação do Ministério da Saúde. “A portaria nº 971 de 03/05/06, aprovando a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no SUS, que prevê o uso da homeopatia na implantação de protocolos voltados à ação nas endemias e epidemias”, completa.

Medicados nesta terça-feira, os alunos da escola Joffre Frossard aderiram e aprovaram a campanha. A aluna Juliana Ferreira, 10 anos, disse que é sempre bom prevenir, pois sua mãe teve dengue e acabou precisando de internação. “Não quero saber de dengue”, enfatizou. A coordenadora de Saúde Escolar, Solange Coelho, ressalta que os alunos só recebem a medicação mediante a autorização por escrito dos pais. A previsão segundo ela é de que a campanha nas escolas termine no final do mês.