Com a finalidade de levar imunização a cerca de 700 alunos, a Prefeitura de Macaé prossegue esta semana com a campanha homeopática nas escolas municipais, atendendo às unidades Esméria Reid dos Santos e Onilda Maria da Costa. A ação – que visa o combate à pediculose (piolho), gripe H1N1 e dengue - vem sendo solicitada por diversas diretoras das unidades municipais, é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, visando informar através de palestras e contribuir por meio das gotas homeopáticas.
- A proposta é reforçar a prevenção de doenças. Até porque, além da aprendizagem, a saúde do estudante também é importante e, por isso, alvo de ações da Secretaria de Educação. A intenção é que alunos e educadores sejam informados quanto às principais formas de combate a determinadas doenças, explicou a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.
Durante a visita, professores e estudantes estão sendo orientados quanto à importância de temas como higiene e utilização de pentes ideais e produtos contra piolho que podem causar alergias. Outra proposta é ensinar os estudantes a combater e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho está sendo articulado pelas equipes da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, em parceria com as Coordenações dos Programas de Vermifugação nas Escolas, Homeopatia e Práticas Integrativas. A distribuição das doses homeopáticas de combate à dengue, gripe, hepatite e pediculose (piolho) segue um cronograma específico nas unidades de ensino:
- Esta programação é muito importante, pois, na oportunidade, os alunos recebem orientações sobre medidas de prevenção contra dengue, que devem ser adotadas dentro e fora de casa para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, também são repassadas informações quanto à prevenção ao piolho e combate à doenças como H1N1, medidas que os alunos também repassam para os pais e familiares - pontuou a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.
Para melhor desenvolvimento dos programas, a equipe de Coordenação de Saúde do Escolar orientou os dirigentes das escolas atendidas com relação à importância da autorização formal devidamente assinada pelos pais e responsáveis autorizando o recebimento de doses homeopáticas de prevenção de doenças como dengue, gripe (H1N1) e pediculose.