logo

Campanha de Vacinação Antirrábica prossegue na serra (2014)

28/03/2014 11:43:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Vacinação prossegue terça e quarta-feira, na Bicuda Grande, Bicuda Pequena e Serro Frio

A campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos realizada pela secretaria de Saúde de Macaé, iniciada no último dia 11, continua na próxima semana percorrendo os distritos e localidades da região serrana. Podem ser imunizados animais a partir de um mês de idade. De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já foram vacinados 2.176 animais, sendo que 1.851 cães e 325 gatos. Uma equipe com cinco vacinadores está fazendo o trabalho.

A vacinação na Bicuda Grande, que seria realizada nesta sexta-feira (28), foi transferida para a próxima terça e quarta-feira (1º e 2º/04). Nestes dias, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, também estará realizando a vacinação antirrábica nas localidades de Bicuda Pequena e Serro Frio, das 9n às 16h. Na Bicuda Grande e na Bicuda Pequena a vacinação será realizada de duas formas: em frente ao Posto de Saúde e volante. A vacinação no Serro Frio será somente volante.

Os animais devem ser levados por um adulto, os que tiverem a carteirinha de vacinação podem levar. Em caso de chuva a vacinação é cancelada e posteriormente uma nova data será divulgada.

Raiva - A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão acontece do animal infectado para o sadio por meio de contato da saliva, por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

Orientações em caso de mordida ou arranhão feita por animal:

• Lave bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva;

• Deixe o ferimento descoberto e não faça curativo;

• Procure imediatamente um Centro de Saúde para o tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresente aparentemente sadio.

• Observe rigorosamente a orientação do médico e não interrompa o tratamento sem autorização do mesmo.