Campanha de Vacinação contra a Aftosa vai até terça-feira

26/05/2011 09:21:56 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Macaé possui cerca de 100 mil cabeças de gado

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Aftosa vai até a próxima terça-feira (31). Em Macaé, a prefeitura disponibiliza 25 mil doses da vacina e 25 mil doses contra a Raiva para produtores que possuam até 100 cabeças de gado. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da subsecretaria de Agricultura, formou treze equipes de vacinadores que atuam em toda zona rural do município, com um total de 27 pessoas. A vacina é obrigatória e, sem ela, o produtor não pode comercializar o leite produzido para as cooperativas e nem transportar os animais.

- Esse ano temos um diferencial. Além de promovermos a vacinação contra a Aftosa e a Raiva durante a campanha para os pequenos produtores, estamos fazendo o levantamento do número de vacas leiteiras e de bezerras de três a oito meses. Após a campanha iremos realizar avacinação contra a Brucelose nas bezerras dessa faixa etária e, nas vacas leiteiras serão feitos exames de brucelose e teste de tuberculose. O objetivo é garantir a qualidade dos produtos derivados do leite produzido pelos pequenos produtores do município e que são comercializados nas feirinhas – ressalta o subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol.
O município de Macaé possui cerca de 100 mil cabeças de gado e, até esta quarta-feira (25), 60% do rebanho bovino dos pequenos produtores já havia sido vacinado. Durante todo o mês de maio, as equipes da subsecretaria estão percorrendo os distritos da região serrana e a zona rural do município. Os produtores com mais de 100 cabeças de gado devem adquirir a vacina nas lojas credenciadas pelo Ministério da Agricultura.
- Os criadores que tenham adquirido animais bovinos recentemente podem entrar em contato com o Departamento de Veterinária da Subsecretaria de Agricultura para tirar suas dúvidas. Voltamos a lembrar que a vacina é obrigatória e pedimos a colaboração dos produtores que auxiliem os vacinadores, colaborando e contendo os animais para a equipe fazer a vacinação – pontua o médico veterinário da subsecretaria de Agricultura responsável pela vacinação do rebanho, José Carlos Chagas de Souza,

O controle da doença tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no estado, permitindo que o Rio se destaque no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, principalmente na produção de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores). O estado do Rio está livre da Aftosa há 14 anos.

Para mais informações os produtores de gado podem procurar a subsecretaria de Agricultura: Avenida Luis Lírio s/n°, Barra de Macaé. Horário de atendimento das 8h às 17h. E-mail: secagricultura@macae.rj.gov.br. Telefone: (22) 2772-4390 ou 2762-4310.