A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Agroeconomia, disponibilizará, a partir do próximo sábado (1º), a vacina contra febre aftosa para animais bovinos de até de 24 meses de idade. Serão beneficiados os produtores rurais que possuem até 50 cabeças de gado cadastradas na secretaria. A campanha segue até dia 30 de novembro.
A equipe de veterinários e técnicos agrícolas também aplicará as doses nos animais daqueles produtores que solicitarem o apoio. Para outros que não tiverem essa necessidade, as doses serão distribuídas em mãos (na sede da secretaria). A vacinação é obrigatória para todos os criadores de animais.
A campanha de vacinação faz parte do calendário fixo regido pelo Ministério da Agricultura para todo o Brasil, que acontece com intervalo de seis meses. No Estado do Rio de Janeiro é realizada a vacinação no mês de maio para os bovinos com faixa-etária livre. Nesta campanha de novembro é repetida somente nos animais com idade abaixo de dois anos.
Segundo o secretário de Agroeconomia, Aurélio Vasconcellos, cerca de 600 produtores serão beneficiados. Esse projeto prioriza o apoio ao pequeno produtor. “A febre aftosa é uma zoonose, causada por vírus", explicou.
O cadastro municipal pode ser realizando na sede da secretaria, localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi. O endereço é Av. Tancredo Neves, s/nº, São José do Barreto.
A febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa.
No Brasil, a prevenção dessa doença é feita por meio de vacina obrigatória aplicada de seis em seis meses, a partir do terceiro mês de vida do animal. A vacinação é obrigatória a todos os criadores de animais, de forma que as recomendações do fabricante com relação à dosagem, prazo de validade, modos de conservação, entre outros, sejam obedecidas.