Foto: Guga Malheiros
A vacinação continua disponível em todos os postos de saúde
A Campanha contra o papiloma vírus humano (HPV) que terminou na quinta-feira (10), vacinou 4.899 meninas com idade entre 11 e 13 anos. A meta atingida foi de 95.68%.A vacina deve ser aplicada em três doses para a prevenção do câncer de colo de útero. O HPV é o responsável por cerca de 70% dos casos desse tipo de câncer, a segunda principal causa de morte entre as mulheres.
De acordo com informações da coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Cláudia Campanati, a vacina já está incluída no calendário de vacinação durante o ano todo e está disponível em todos os postos de saúde do município.
É importante ressaltar que essa vacina não protege contra outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O Ministério da Saúde indica o uso de preservativos para a prevenção das demais DSTs.
As meninas agora devem ficar atentas para tomar segunda dose daqui a seis meses após a primeira e a terceira daqui a cinco anos. As jovens recebem um Cartão de Comprovação de Vacinação – HPV para lembrarem de tomar as doses da vacina.