Foto: Moisés Bruno - Arquivo Secom
Doses estão disponíveis nas unidades de saúde
Hoje é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Em Macaé, pais ou responsáveis podem levar as crianças aos postos de saúde até as 17h desta sexta-feira (14). O público-alvo são crianças a partir de dois meses a menores de cinco anos.
A poliomielite é uma doença contagiosa grave, que pode infectar crianças e adultos. A doença invade o sistema nervoso e pode causar paralisia permanente em pernas e braços e deixar sequelas motoras por toda a vida.
A gerente do Programa de Imunização, Samyra Mayer, reforça que não há orientação do Ministério da Saúde para prorrogação da campanha. “É importante que todas as crianças da faixa etária indicada recebam a vacina, mesmo que já tenham o esquema de vacinação completo”, frisou.
A campanha é fundamental para reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil, onde a doença foi considerada erradicada desde 1994, e o aumento da cobertura vacinal é a melhor estratégia para manter a situação. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade da criança ou Cartão do SUS.
Imunização - A vacinação contra a poliomielite faz parte do calendário de imunização e as doses continuam disponíveis em todas as unidades de saúde, mesmo após o término da campanha. De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses injetáveis no primeiro ano da criança, aplicadas aos dois, quatro e seis meses de vida. O reforço deve ser administrado aos 15 meses de idade, com a primeira dose, e aos quatro anos, com a segunda. Para as duas doses de reforço a administração do imunizante é por meio de duas gotas, exclusivamente por via oral.