A meta da secretaria de Saúde de Macaé, que era vacinar 95% das crianças de zero a cinco anos contra a pólio foi superada. Conscientes da importância de manter a erradicação da paralisia infantil no país, mais uma vez os pais levaram as crianças, que compareceram em massa nos 48 postos disponibilizados pela prefeitura.
Os pais que não conseguiram vacinar seus filhos no último sábado podem procurar as unidades de Saúde e os postos do Programa Saúde da Família até a próxima sexta-feira (01). Segundo dados do Programa de Imunização da coordenação de Saúde Coletiva, foram imunizadas 14.813 crianças o que corresponde a 99,5%.
O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressaltou que mais uma vez o município conseguiu superar a meta recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 95%. Além dos 350 profissionais a secretaria de Saúde contou com o apoio da secretaria municipal de Educação. “Como não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença”, disse.
Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava deficientes físicos cerca de 600 mil pessoas todos os anos. A última ocorrência de poliomielite no Brasil foi registrada em 1989, no município de Sousa, na Paraíba.