logo

Campanha de Vermifugação nas escolas começa dia dois

26/04/2012 10:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

A 12ª edição da Campanha de Vermifugação nas escolas, promovida pela Prefeitura de Macaé, através da parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, começa na próxima quarta-feira (2), a partir das 8h. A primeira unidade de ensino a receber a ação é o Ciep Municipalizado Maringá. No entanto, o cronograma das escolas a serem visitadas está sendo definido pelas equipes responsáveis. A intenção da Secretaria de Educação é atender as unidades dos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental situadas na Serra e na área central do município.

De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, esta campanha tem como objetivo não só combater as verminoses, que causam sintomas como diarreia, vômitos, falta de apetite e perda de peso, podendo acarretar problemas processo ensino-aprendizagem, mas também reforçar adoção de hábitos saudáveis por parte dos estudantes da rede municipal:

- A parceria entre Saúde e Educação é importante para levar orientações e prevenção de combate à verminose nas escolas. Trata-se da prevenção através da educação, já que, além da medicação, também são ensinadas às crianças noções de higiene, importantes para promover o bem estar do escolar, diz.

Durante a campanha realizada em parceria com as equipes do Programa de Atenção Integrada à Saúde da Criança (Paisca) e da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Meio Ambiente, os alunos receberão o medicamento específico administrado e distribuído de acordo com a faixa etária. Os menores de 12 anos vão ganhar dose única na forma líquida e aqueles acima dos 12 anos a administração será através de comprimido mastigável. Esta medicação elimina os tipos de vermes mais comuns.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, o trabalho integrado só contribui com a proposta de melhorar a condição dos jovens e compartilhar informações com os professores: “O combate à verminose é importante. Por isso, a proposta é levar não apenas medicação específica, mas orientações a alunos e professores, para que sejam multiplicadores de dicas como cuidados com higiene, água, frutas e verduras dentro e fora das salas de aula”, finaliza.

A expectativa, segundo a coordenadora de Saúde da subsecretaria, Maria Dirce Pessanha, é que a campanha repita o sucesso dos anos anteriores. “Com o apoio do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e o Adolescente, através do pediatra Newton José, conseguimos atender, no ano letivo de 2011, um expressivo número de estudantes. A finalidade é ampliar as visitas em 2012”, conclui.