logo

Campanha de Vermifugação prossegue nas escolas municipais

25/07/2012 10:54:00 - Jornalista: Joice Trindade

Combater a verminose e informar os estudantes como viver de forma saudável. Com esta proposta, a Prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Saúde e Educação, executa a campanha de vermifugação nas escolas municipais. O trabalho, previsto para retornar no segundo semestre letivo, visa atender alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas situadas na serra e área central.

A ação é fruto da parceria entre as equipes do Programa de Atenção Integrada à Saúde da Criança (Paisca) e da Coordenação de Saúde do Escolar da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Meio Ambiente. A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, destaca a importância da união de forças para a realização desta campanha. “Além de combater as verminoses, as equipes transmitem informações para alunos e profissionais da Educação quanto às principais noções de higiene, que são essenciais para prevenção de doenças como estas e para promover o bem estar do estudante”, explicou.

De acordo com subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, os pais e responsáveis devem estar atentos. “As verminoses causam sintomas como diarreia, vômitos, falta de apetite e perda de peso, o que pode gerar consequências como dificuldades diante do processo ensino-aprendizagem”, informou.

As verminoses são transmitidas por alimentos contaminados, como frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados como chupetas, brinquedos, copos, pratos, talheres. No entanto, também existe a contaminação pela poeira (lombriga) e através da penetração direta pela pele, por meio da sola dos pés, como no caso do amarelão e da esquistossomose.

Durante a campanha, os alunos recebem um medicamento específico administrado e distribuído de acordo com a faixa etária. Os menores de 12 anos vão ganhar dose única na forma líquida. Já para os que estão acima desta faixa etária, a administração é feita através de comprimido mastigável. Esta medicação elimina os diversos tipos de vermes mais comuns.
A intenção das equipes que integram a campanha é reforçar adoção de hábitos saudáveis por parte dos estudantes da rede municipal. Segundo a Coordenadora de Saúde da subsecretaria, Maria Dirce Pessanha, a campanha de Vermifugação alcança resultados positivos.

— Os alunos e professores recebem orientações para que eles sejam multiplicadores de dicas como cuidados com higiene, água, frutas e verduras dentro e fora das escolas municipais. A campanha conta com o apoio do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e o Adolescente, através do pediatra Newton José — finalizou.