logo

Campanha estimula a adoção

03/09/2013 10:21:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Uma indicação do Legislativo tornou-se ação do Executivo. A sugestão do vereador George Jardim (PMDB) para Macaé fazer parte da campanha "Favor, não jogar seu filho no Lixo. Dar em adoção é sublime ato de amor", está na pauta da prefeitura. Essa campanha provém do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A indicação foi aprovada na Câmara Municipal no dia 14 de maio de 2013.

Profissionais da secretaria de Desenvolvimento Social e da subsecretaria de Infância e Juventude estão atuando nessa campanha, iniciada pelo TJ-RJ em 2009 e relançada em 2013. A idealizadora dessa campanha é a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Conceição Mousnier.

- Embora, em Macaé não exista até agora pesquisa quantitativa ou qualitativa que aponte abandono de crianças por suas famílias nestas condições, é importante atuar ou intervir preventivamente, visando à construção de ações e programas que possam contribuir para garantir a dignidade de crianças e adolescentes, mobilizando a sociedade no incentivo à adoção - disse a subsecretária Léia Martins Pires Figueiredo (Infância e Juventude).

No TJ-RJ funciona uma comissão de articulação das varas de Família, Infância, Juventude e Idoso (Cefij), composta por seis juízes que organizam a campanha "Não Jogue seu Filho no Lixo. Dar em Adoção é Um Sublime Ato de Amor". Eles estimulam os municípios fluminenses a aderirem à campanha.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro vai produzir cartazes e folhetos explicativos para serem divulgados nas escolas, postos de saúde, Estratégia Saúde da Família e Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Estão previstos eventos para disseminação da campanha para outros municípios. No próximo dia 19 de setembro haverá seminário para prefeitos fluminenses em Macaé, quando serão estimuladas adesões à campanha. No mês de novembro de 2013 também haverá mobilização para esse público.

É bom lembrar que em Macaé, a Sinjuv coordena o Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia) com capacidade para 60 crianças e adolescentes. O Cemaia I é para crianças de zero a 11 anos, o Cemaia II pra meninas de 12 anos aos 17 anos incompletos e o Cemaia III destina-se a meninos dessa mesma idade.