Campanha histórica do Macaé Esporte

09/04/2015 15:34:00 - Jornalista: Tiago Ferreira/Assessoria Macaé Esporte

Foto: Tiago Ferreira/Assessoria Macaé Esporte

Macaé termina o Carioca em sexto lugar, mas quebra recorde de vitórias e pontos

O Macaé Esporte se despediu do Campeonato Carioca de 2015 na noite desta quarta-feira (8) com a derrota de 1 a 0 para o Botafogo no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Apesar do placar adverso, o Alvianil Praiano deixa a competição com o sentimento de dever cumprido. A equipe terminou o Estadual em sexto lugar - segunda melhor colocação na história (a melhor havia sido em 2009, quando ficou em 5º) -, com 26 pontos (recorde em oito edições na elite).

Outra marca histórica superada pelo Macaé foi a de número de vitórias em um mesmo Carioca. Neste ano, o Leão venceu sete vezes, ultrapassando os seis triunfos obtidos nos anos de 2008, 2009 e 2012. Foi também o Estadual em que o Alvianil Praiano menos perdeu: foram somente três derrotas, sendo que duas para equipes consideradas grandes (Vasco e Botafogo).

Com relação aos gols, dados antagônicos. O clube conseguiu a sua melhor média de gols sofridos (14 gols em 15 jogos), só que por outro lado teve o seu pior desempenho na parte ofensiva. A equipe marcou apenas 17 gols, o que dá uma média de 1,13 por partida. O atacante Pipico foi o artilheiro do Macaé neste Carioca, com cinco gols.

- Ficou o sentimento de que poderíamos ter ido mais longe no Carioca, beliscando uma vaga na semifinal, mas a nossa campanha foi muito boa. Agora, o foco está todo na Série B do Brasileiro. Vamos trabalhar para representarmos bem o nosso município na competição nacional. Prometo que vamos entrar fortes no Brasileiro - disse o presidente Mirinho.

Macaé perde em jogo equilibrado

Sem chances de chegar às semifinais, o Macaé entrou em campo com o objetivo de subir mais um degrau na tabela de classificação. Caso derrotasse o Botafogo, o Leão poderia assumir o 5º lugar na tabela em caso de um revés do Fluminense para o Madureira, no Raulino de Oliveira. Entretanto, a meta não foi alcançada. O Alvianil Praiano acabou derrotado e o Fluminense bateu o Tricolor Suburbano e, de quebra, avançou as semifinais.

Com a bola rolando, Macaé e Botafogo fizeram um duelo equilibrado. A primeira chance de gol do jogo foi do Leão, aos 17 minutos. Fernando Santos pegou firme de fora da área, obrigando o goleiro Renan a fazer uma boa defesa. Já o Botafogo, que apesar de já estar classificado para as semifinais, ainda brigava pelo título da Taça Guanabara. Bastava vencer o seu jogo e torcer por um tropeço do Flamengo contra o Nova Iguaçu, no Moacyrzão.

Pouco efetivo na criação, o Alvinegro procurava aproveitar uma bobeada do Macaé para tentar o gol. E foi justamente assim que o Botafogo abriu o placar. Após falha do sistema defensivo do Alvianil Praiano, Elvis recebeu um cruzamento da direita, pegou a sobra na entrada da área e acertou o pé. A bola ainda bateu na trave, nas costas do goleiro do Ricardo Berna e foi morrer no fundo da rede, aos 38 minutos. Aos 41, o lateral Max recebeu livre na direita e teve a chance do empate. Porém, o chute saiu fraco.

Se o primeiro tempo foi bem moroso, o segundo começou muito mais dinâmico. Aos 3min, o meia Fernando Santos obriga Renan fazer boa defesa. A resposta do Botafogo veio dois minutos depois. Após falta cobrada pelo lado esquerdo, a zaga do Macaé cortou, mas a bola sobrou para Willian Arão livre soltar a bomba no travessão. A melhor chance do Leão veio aos 9min. Max cruzou na medida para Giancarlo perder gol incrível de cabeça.

Melhor em campo, o Macaé quase empatou aos 14min. Max pegou uma sobra de Giancarlo e soltou o pé para a grande defesa de Renan. Mas, a partir daí, o Botafogo conseguiu equilibrar as ações e o Macaé só teve mais uma chance real de gol, aos 21min, quando o meia Aloisio mandou uma bomba no travessão, assustando a torcida alvinegra.

O Botafogo assustou em dois momentos, mas o goleiro Ricardo Berna salvou o Leão. Na mais clara, aos 33, o camisa um do Macaé fez grande defesa em chute de Bill. A partir daí, o time de General Severiano administrou a vantagem para comemorar a conquista da Taça Guanabara, já que o Flamengo ficou no empate sem gols contra o Nova Iguaçu.

Já o Macaé volta as suas atenções para a Série B. A estreia no Brasileiro será no dia 9 de maio, contra o Santa Cruz, às 16h30, no Moacyrzão. Após o duelo contra o Botafogo, o elenco ganhou folga até a próxima quarta-feira (15), quando se reapresenta para a intertemporada.

FICHA TÉCNICA: BOTAFOGO 1 X 0 MACAÉ

Data/Hora: 08/04/2015 – 22h

Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão)

Público: 2.724 pagantes (3.020 presentes)

Renda: R$ 41.945,00

Árbitro: Philip Georg Bennett

Auxiliares: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Patrícia Silveira de Paiva Retondário da Silva

Cartões amarelos: Brinner, Filipe Machado e Pipico (MAC)

Gol: Elvis, 38’1ºT (1-0)

>> Botafogo: Renan; Luis Ricardo (Gilberto, 36’2ºT), Renan Fonseca, Alisson e Thiago Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Fernandes e Elvis; Jobson (Sassá, 18’2ºT) e Henrique (Bill, 10’2ºT). Técnico: Renê Simões.

>> Macaé: Ricardo Berna; Max, Brinner, Filipe Machado e Diego; Dos Santos (Eberson, 36’2ºT), Juninho, Fernando Santos (Marquinho, 34’2ºT), Aloísio e Pipico; Giancarlo. Técnico: Marcelo Cabo.