Para promover a conscientização dos empresários de Macaé para a importância social da dedução do Imposto de Renda Devido ao Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi lançada na manhã dessa quinta-feira (20), no auditório do paço municipal, a campanha “Colorindo um Futuro Melhor”.
O objetivo do projeto é chamar as mais de dez mil empresas instaladas em Macaé para sua responsabilidade social. Para isso, a primeira meta é vencer o desafio de recuperar a credibilidade do poder publico. Investido no Fundo, pessoas jurídicas têm a oportunidade legal de ter 1% de seu Imposto de Renda Devido Tributado por Lucro Real totalmente deduzido, além de dar ao município um retorno social.
Essa opção existe desde 1990. Mas há dois anos, depois de lançada uma campanha de conscientização profissional pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, é que o aumento dessa prática passou a ser mais significativo, segundo a vice-presidente do Conselho, Vitória Maria da Silva, presente à mesa de lançamento do “Colorindo um Futuro Melhor”.
O vice-prefeito, Danilo Funke, ressaltou que essa é uma das formas das empresas instaladas em Macaé participarem de uma mudança no município que possa envolver toda a sociedade.
Outro desafio também deverá ser superado: a ideia de que o Conselho e o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) protegem a indisciplina juvenil. Seu papel é garantir os direitos de crianças e adolescentes e propor uma sociedade mais cidadã.
Atualmente são mais de 50 mil alunos nas redes públicas de Macaé, município onde há um acelerado processo de favelização em decorrência do grande crescimento populacional e de áreas ainda disponíveis. Esses fatores aumentam a necessidade de proteção do poder público ao segmento mais fragilizado da sociedade: crianças e jovens.
A proposta são soluções criativas para que as mudanças na sociedade aconteçam de fato. Participam do lançamento da campanha representantes de órgãos públicos municipais, de conselhos tutelares e do legislativo.