logo

Campanha 'Outubro Rosa' tem evento especial

05/10/2023 16:28:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Raphael Bózeo

Atividade foi realizada na Cidade Universitária

A tarde de quarta-feira (04) foi marcada por informação, interação, atividades culturais e conscientização no evento "Que as flores do Outubro Rosa sejam mais fortes que o tempo!", realizado pelas Secretaria de Educação e Adjunta de Ensino Superior, com apoio a União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama). O evento aconteceu na Cidade Universitária, abrindo o mês de conscientização, prevenção e combate ao Câncer de Mama.

A cerimônia de abertura contou com as presenças da Secretária de Educação, Leandra Lopes; da Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon; da coordenadora do Espaço Cura da Unamana, Jô Queiroz.

Uma mesa foi composta por profissionais das áreas de saúde, direito e comunicação: Flávio Antunes, oncologista; Joelson Rodrigues, psiquiatra; Luiz Fernando Miranda, nutricionista; Mateus Rust, advogado; e Cláudia Barreto, fotógrafa e servidora pública.

"O mês de outubro é especial porque a gente fala da conscientização do câncer de mama e como é importante, nós enquanto mulheres, nos cuidarmos. E voltarmos nosso olhar para nosso corpo, nos tocarmos, ter nosso tempo de autocuidado, fazendo os exames periódicos. É cuidando da gente que cuidamos do outro", disse Leandra Lopes.

Segundo Flaviá Picon, o trabalho de conscientização deve ser contínuo. "Ações como esta são fundamentais e muito importantes para conscientizar a população, e para que as mulheres se debrucem sobre o autocuidado. A gente utiliza o mês de outubro para ressaltar todas as práticas necessárias para que as mulheres percebam que elas não estão sozinhas e podem superar a doença contando com uma rede imensa de apoio, que inclui diversos profissionais", salientou.

Cada convidado falou sobre a atuação dentro do tema que envolve uma paciente oncológica. Flávio Antunes destacou que o Câncer de Mama é o que mais mata mulheres no mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente no ano passado foram diagnosticados 66 mil novos casos da doença no Brasil.

"O tratamento passa pela prevenção, que se dá através do controle da obesidade, prática de atividades físicas, diminuição da ingestão de álcool, e os cuidados com reposição hormonal. A descoberta precoce através da mamografia em mulheres acima dos 40 anos, deve ser feita anualmente para que o tratamento ocorra numa fase bem inicial", frisou o oncologista.

O nutricionista clínico e esportivo, e especialista em Fitoterapia, Luiz Fernando Miranda, falou sobre como os diversos fatores do estilo de vida, alimentares e nutricionais, estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de algumas doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e diferentes tipos de câncer, como o de mama.

O psiquiatra Joelson Rodrigues enfatizou a importância do cuidado com a saúde mental diante do diagnóstico de câncer de mama. "É um processo difícil e doloroso. Porém, por mais que as feridas doam, é necessário enfrentar um dia de cada vez, com esperança, resiliência e ajuda profissional, sabendo que é possível passar por um processo como esse com mais consciência e entendimento", detalhou.

O advogado Mateus Rust divulgou informações sobre a legislação e os direitos das pacientes oncológicas. E esclareceu dúvidas sobre isenção no imposto de renda, saque do FGTS, aposentadoria, auxílio doença, isenção de taxas como IPVA, etc.

Cláudia Barreto relatou a emoção em fotografar mulheres que passaram pelo processo de cura do Câncer de Mama. Através de seu olhar, pelas lentes da sua câmera, capturou momentos únicos e muito preciosos para muitas mulheres. Durante o evento, a fotógrafa expôs fotos dos ensaios.

Durante a programação houve esquete teatral abordando a prevenção do câncer de mama, encenada pela atriz Ilma de Souza como Ana Cristina; a Oficina de Ikebana, ministrada por Nivia Mendes Cardoso, professora da Escola de Ikebana Sanguetsu; stand de beleza com a profissional Samyla Batista maquiado as mulheres; stand da Unamama com as camisas, lenços e distribuição de laços da Campanha Outubro Rosa; voz e violão com o músico Márcio Fernandes, ligado à Superintendência Integrada da Secretaria de Educação; e sorteio de brindes.

O encerramento ficou por conta de Margarida Barcelos, do grupo HitoriArte, que deixou uma reflexão através de Contação de História.