Campanha recolhe uma tonelada de resíduos tecnológicos

02/09/2013 16:17:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Bruno Campos

Até o dia 10, Praça Washington Luiz disponibiliza um posto de coleta

A campanha de coleta de resíduos tecnológicos organizada pela prefeitura recolheu cerca de uma tonelada de equipamentos eletrônicos fora de uso em apenas uma semana, superando expectativas.

Para atender a demanda, um novo container foi instalado na Praça Washington Luiz, no Centro, para receber os resíduos voluntariamente entregues pela população. Na primeira semana foram recolhidos 120 pilhas, 45 telefones celulares, 227 monitores de computador, 51 impressoras, 43 baterias, 222 cartuchos, 51 memórias de computador, 30 placas de fax, entre outros materiais.

De acordo com o secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg Barreto, a Campanha de Coleta de Resíduos Tecnológicos tem o objetivo de estabelecer uma gestão de resíduos, buscando novas formas de intervenção para esse tipo de equipamento. “Ele requer atenção especial, não apenas pelo grande volume gerado, mas também porque possui substâncias tóxicas que oferecem grande risco ao meio ambiente e à saúde humana”, explicou.

Além de recolher os equipamentos, a campanha também tem a proposta de sensibilizar os cidadãos a não descartarem em lixo comum impressoras, monitores, teclados, mouses, baterias usadas e qualquer outro resíduo tecnológico.

Para o coordenador da campanha, Sávio Magaldi, o que mais chama atenção é o perfil de consumo da população. “Precisamos ampliar o debate em relação ao perfil do consumidor, investir na reutilização, por exemplo, ao invés de uma troca simples de um produto. O ambiente precisa de um consumo mais consciente, pois, quanto maior a velocidade de consumo, maior a quantidade de resíduo gerado”, destacou.

Até o próximo dia 10, a Praça Washington Luiz disponibiliza um posto de coleta, onde a população pode descartar pilhas, baterias, aparelhos de celular e até computadores. Todos os resíduos recebidos pela campanha serão encaminhados para reciclagem e os materiais que não estiverem adequados para este processo terão uma destinação final correta, evitando a poluição do meio ambiente.

Poluição

Esses equipamentos contêm substâncias perigosas para a saúde da população e para o meio ambiente. Muitos deles são compostos por mercúrio, cádmio, chumbo, zinco e manganês, capazes de penetrar no solo e contaminar a água, além de emitir gases que agravam o efeito estufa.