logo

Campanha 'Servidor Saudável' beneficia motoristas da Saúde

14/04/2015 16:23:00 - Jornalista: Ana Menezes/Estagiária

Foto: Ana Chaffin

Objetivo da ação é exercitar a medicina preventiva nos servidores dos diversos setores da prefeitura

 A secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e do Programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), em parceria com o Programa Saúde do Trabalhador e com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), realiza nesta semana a campanha "Servidor Saudável”. O objetivo da ação é exercitar a medicina preventiva nos servidores dos diversos setores da prefeitura. Começando pelo setor de Transporte da Saúde, o trabalho, que iniciou nesta segunda-feira (13), continuará até sexta (17), das 8h às 12h, e atenderá cerca de cem motoristas.

De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, o setor de Transporte da Saúde foi escolhido primeiramente por ser um setor relevante aos serviços integrados de todos os programas da secretaria. “Estamos contemplando os três eixos de ações e metas do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas, de 2011 a 2022, que são: vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção à saúde e integralidade”, afirmou.

A enfermeira responsável pela campanha, Rossana Espinosa, explicou que são realizadas ações de mapeamento e monitoramento, do médio e alto risco, para hipertensão, diabetes e câncer, nos servidores. “É importante frisar que também estamos prevenindo acidentes de trabalho e de acidentes de trânsito”, frisou.

Aqueles servidores que apresentam parâmetros descompensados, fora do padrão das taxas saudáveis, são encaminhados ao Catan e também para a rede de atenção básica de saúde, para dar continuidade ao devido tratamento. “Estamos contribuindo para o controle da paz que é preconizado pelo Ministério de Saúde, além de estarmos comemorando antecipadamente o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril”, ressaltou Rossana.

A equipe envolvida na ação é composta por uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um técnico de segurança no trabalho e uma nutricionista. No atendimento são apurados dados individuais e parâmetros para o "perfil saúde". É feita aferição da pressão arterial, teste de glicemia (taxa de açúcar no sangue), índice de massa corporal (IMC) e medida da circunferência abdominal (CA), além do diagnóstico nutricional, avaliação médica e entrega de um cartão com o perfil saúde do servidor, pelo Programa das DCNT.