logo

Campanha 'Trânsito Amigo – Eu curto' encerra etapa

27/09/2013 15:43:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Juranir Badaró

Crianças aprendem regras básicas de mobilidade urbana e respeito ao tráfego

Com o encerramento da comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 de setembro, a prefeitura termina uma das etapas da campanha “Trânsito Amigo – Eu curto” com um balanço positivo. As ações, coordenadas pela secretaria de Mobilidade Urbana, foram voltadas ao tema “Faça um trânsito mais gentil”, que visa ao resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.

Para isso, ao longo da semana, foram realizadas blitzes educativas e escolinha de trânsito. A campanha também está sendo divulgada nos coletivos do Sistema Integrado de Transporte (SIT), através de busdoors.



- Esperamos ter alcançado o objetivo da campanha de conscientizar as pessoas para a prática de um trânsito cada vez mais seguro, com os condutores pensando mais no próximo, atentos a quem está transitando na rua e, principalmente, sendo mais tolerantes – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.



As blitzes educativas da campanha "Trânsito Amigo – Eu curto" distribuíram cerca de 30 mil panfletos a condutores, pedestres e ciclistas da cidade. Além dos agentes de trânsito, a ação contou com a participação de grupos de teatro da Fundação Macaé de Cultura, que entregaram aos motoristas um material educativo que trata sobre diversos temas ligados à segurança e à gentileza no trânsito, em especial o respeito à faixa de pedestres.



O objetivo é promover a mudança de comportamento, alertando o pedestre sobre a importância de atravessar na faixa e o motorista sobre a importância do respeito aos pontos de travessia.



- A campanha 'Trânsito Amigo' busca uma mudança de atitude, para que se tenha um trânsito cada vez mais seguro e fluente na cidade. Afinal, precisamos de uma convivência harmoniosa entre condutores, ciclistas e pedestres. Para isso foram distribuídos panfletos da campanha, também repassado a empresas – afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira.



As abordagens foram realizadas em diversos pontos da cidade, como os semáforos das ruas Doutor João Cupertino (Praça Veríssimo de Mello); Tenente Coronel Amado com Avenida Rui Barbosa (Praça Washington Luís); Avenida Rui Barbosa com Papa João XXIII e Rodovia Amaral Peixoto, no bairro da Glória (Posto Avançado da Polícia Militar).



A escolinha de trânsito montada na Praça Veríssimo de Melo, no Centro, para receber os alunos de Macaé é outra prova do sucesso da campanha. A estrutura conta com uma cidade em miniatura, que é percorrida pelos estudantes, para que aprendam sobre as normas e leis de trânsito. A escolinha de trânsito recebeu alunos de instituições de ensino municipais e particulares.



Na segunda-feira (23) foi a vez da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar, com 103 alunos, conhecer as normas de trânsito por meio da escolinha. Na terça-feira (24), devido ao mau tempo, a estrutura foi montada na quadra do Centro Educacional Reino da Alegria, onde foram atendidos 231 alunos, sendo 99 pela manhã e 132 durante à tarde.



Já na quarta-feira (25) a estrutura esteve na Maple Bear Canadian School para atender 125 alunos no período da manhã e 113 no período da tarde, somando 238 estudantes. Na sexta-feira (27) foram mais 20 alunos do Letícia Peçanha de Aguiar e 48 estudantes do Centro Educacional Aprovado.



- Este trabalho com os alunos nos permite formar multiplicadores destas informações, junto aos pais, aos familiares e aos demais adultos. Por isso a intenção é que esta ação seja ampliada e se torne itinerante – pontuou a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.



Uma das primeiras unidades de ensino que deve receber a escolinha de trânsito itinerante deve ser a Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon, que por conta do mau tempo teve que adiar sua participação. Outras unidades também serão agendadas futuramente por meio do programa “Circulando no Trânsito”.



Outra ação da campanha foi a grafitagem de muros com o tema “Trânsito Amigo – Eu curto” no entroncamento da Rua Marechal Deodoro com a Rua Francisco Portela, no Centro; na Rua Francisco Portela com a Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, no Centro; e na Rua Aluizio Pinto de Andrade com a Rua Francisco Alves Machado, na Aroeira.