O Fundo Municipal de Assistência ao Idoso (Fundai) iniciou a Campanha Mudando de Ótica, lançada na tarde desta quarta-feira (16), no auditório do Sindipetro. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre como tratar o idoso, olhar para ele diferentemente. Segundo a psicóloga Cátia Schueler, gestora do Fundai, muitas vezes a família e a sociedade não respeitam os mais velhos. Como exemplo, ela citou os planos de saúde, as filas na Cedae entre outras deficiências sociais que prejudicam os que têm mais de 60 anos de idade.
“Devemos olhar o idoso como ele deve ser olhado. Uma pessoa que trabalhou a vida toda e deve ser valorizada”, diz a gestora do Fundai. Ela acrescenta ainda ser preciso resgatar o respeito pelos mais velhos. De acordo com o Estatuto do Idoso, deve-se evitar a discriminação às pessoas da terceira idade, para que elas não sejam vítimas de negligência, violência ou omissão. É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de constrangimento e tratamento desumano.
Diante de mais de 120 pessoas, que compareceram ao evento, o representante do prefeito Riverton Mussi - que está em Brasília tratando assuntos referentes a Macaé - o secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, enumerou as ações do governo municipal em prol do idoso. Ele citou o Centro de Convivência do Idoso, que está sendo construído na Ajuda, o Programa de Assistência ao Idoso (Paisi), cuja equipe multidisciplinar trabalha por eles, o Programa Auxiliar Domiciliar Terapêutico, para idosos que não têm PSF, o Programa de Hipertenção (Hiperdia).
Além disso, Romulo também referiu-se ao Centro de Atendimento Odontológico à terceira idade, a Farmácia Popular, que é especial, ao Cemeaes, onde eles têm hidroginástica e hidroterapia gratuitamente, a tarde de integração da terceira idade, todas as primeiras terças-feiras do mês, no Teatro Municipal e os incentivos à prática de esportes, ginástica e combate à ociosidade por parte da prefeitura para os idosos.