logo

Campeões do I Festival Musical Estudantil gravarão CD

02/10/2012 12:46:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

O I Festival Musical Estudantil, realizado entre alunos da rede municipal de ensino de Macaé, foi um grande sucesso. A definição dos campeões aconteceu na sexta-feira (28), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), das 14h às 18h. Após o julgamento e a apuração por parte da organização do evento, a canção “O céu não vai passar”, uma das músicas apresentadas pelos alunos do Colégio de Aplicação (CAp-Funemac), foi consagrada como a campeã na grande final.


– A música desempenha um importante papel no desenvolvimento da criatividade e da disciplina, além de despertar a autoestima e contribuir para a formação da criança e do jovem como cidadão. Por isso buscamos inserir cada vez mais a música no cotidiano dos estudantes. E o resultado é este: um festival em que pudemos comprovar o talento dos alunos da rede municipal de ensino – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.

No total, 10 composições disputaram a grande final do Festival Musical Estudantil. O tema das canções foi "A Paz". Para definição dos campeões, a banca julgadora foi formada pelos músicos Jean Carlos Chaves (Jean Macaé) e Jorge Benzê, a musicista Paolla Mara e a jornalista Kissilla Franco. Para a escolha foram levados em conta critérios como neologia, técnica vocal, interpretação, afinação, postura de palco e carisma, com as notas variando de 7,0 a 10,0.

No somatório das notas, a canção escolhida como a grande campeã foi “O céu não vai passar”, letra e música de autoria de Gabriel Cavalcanti Bahia, e que foi interpretada por Maria Clara Curty. A vocalista comemorou o resultado: “Gostei muito de como todo o Festival foi preparado, pois teve uma ótima organização. Sem falar que foi muito acolhedor, especialmente para mim, que sou muito tímida e tinha certo medo do palco. Acabamos nos sentindo muito à vontade e isso talvez tenha sido um fator importante que contribuiu bastante para o resultado da apresentação”, disse aluna do Colégio de Aplicação.

Renata Alfradique, coordenadora-geral do CAp, afirma que o Festival Musical Estudantil foi muito importante, já que a unidade tem como disciplina eletiva as aulas de música. “O Colégio de Aplicação é muito engajado nas iniciativas musicais e os alunos gostam muito de música. As canções ficaram lindas, pois são estudantes que têm facilidade de compor, cantar e tocar, pois eles trabalham com música durante todo o ano”, explicou.

Os demais estudantes que se apresentaram também comemoram seus resultados: “Independente de quem ficou em primeiro lugar ou não, todos são vencedores. Todos merecem aplausos, porque foram muito bem e, acima de tudo, a mensagem sobre a importância da paz foi passada”, afirmou Juliane Almeida Benitez, aluna do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho e vocalista da banda que ficou com o segundo lugar com a canção “Guerreiros da Paz”, de autoria de Jorge Luiz de Oliveira Junior.

Simone Viana de Carvalho, diretora-geral do Maria Letícia Santos Carvalho, concorda que a realização do Festival Musical Estudantil foi uma ótima iniciativa. “Este festival é um estímulo para os alunos que querem desenvolver seus dons artísticos, habilidades e criatividade. Eles já têm o talento e bastava apenas a iniciativa, que os incentivou a mostrar isso, valorizando o que eles têm de melhor”, disse. O Colégio de Aplicação, que classificou maior número de músicas para a final, com quatro composições, faturou ainda o terceiro lugar, com a canção “A procura da Paz”, de Caio Rodrigues da Silva Daudt e Paulo André da Silva Torres.

Premiação - Além da distribuição de troféus aos 10 primeiros colocados, os três primeiros se apresentaram, ao vivo, na Rádio Globo no sábado (29) e gravarão um CD em um estúdio profissional. O grupo campeão ainda foi premiado com um DVD, um instrumento musical autografado pela banda Sorriso Maroto. Um dos integrantes do grupo, o macaense Sergio Junior, mandou uma mensagem por vídeo, dizendo: “Estes alunos são verdadeiros talentos e não devem desistir dos seus sonhos, muito menos dos estudos, que são muito importantes. E que eles sejam bem vindos ao mundo da música”.