Com apoio de diversas secretarias da prefeitura de Macaé, será realizado neste domingo (27), a partir das 8h, na praia do Pecado, o Campeonato Macaense de Surf Amador da Associação Macaense de Praticantes de Esportes Radicais (Amper). A Fundação Macaé de Cultura (FMC) levará para o evento o grafiteiro Muk, que irá criar durante a competição estampas em 150 camisas, para serem distribuídas. Além disso, ele também vai pintar um painel, mostrando o mar e os surfistas.
Muk é integrante do projeto Art Luz que promove culturalmente grupos da periferia, proporcionando-lhes a inclusão social. “É nosso objetivo valorizar os jovens artistas e combater a exclusão social”, afirma a presidente da Fundação, Ivana Mussi.
Segundo um dos organizadores do evento e membro da Amper, Toni Azevedo, os esportes radicais em Macaé também são: moto free style, body board, skate, bicicross, e mountain bike. “Nosso objetivo é combater as drogas e fomentar o esporte, fazendo com que os jovens se projetem pelo esporte”, afirma, lembrando que na Amper há crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos.
Ele ressalta o projeto “Surf é Para Todos”, da secretaria municipal de Esporte e Lazer, que terá início na próxima estação. “Nossa intenção é que crianças e adolescentes da rede pública de ensino sejam estimulados a tirar boas notas para entrarem na escolinha de Surf.
Dentre as secretarias que também apóiam a Amper, ele citou a secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Comunicação Social, além da MacaéTur. Durante o julgamento, haverá apresentação das bandas Trapos e Arte Bélica.
São 45 surfistas, distribuídos nas categorias iniciantes e open aberto. O campeonato é municipal. A premiação consta de troféus e kit surf – cordinha, parafina, bermuda, camisas e outros acessórios. A Escola Drop Waves, do Clube Cidade do Sol, também está apoiando o campeonato.