Foto: Rui Porto Filho
As provas no Parque de Exposições começaram nesta sexta-feira (31)
A 2ª Etapa do XXIX do Campeonato dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha do Rio de Janeiro começou na tarde desta sexta-feira (31), com provas até domingo (2), no Parque de Exposição Latiff Mussi, bairro São José do Barreto. Cerca de 300 animais da raça, de quatro estados, participam das competições Três Tambores e Seis Balizas, além da corrida de disputa pelo Grande Prêmio (GP). Pela primeira vez o evento reúne em Macaé esse número de cavalos quarto de milha. Outra novidade será a transmissão televisiva para todo o país do leilão de 57 animais. Com entrada franca, o evento se propõe a atender a toda a família, incluindo provas infantis.
- Pela primeira vez em Macaé, temos uma quantidade como esta de cavalos quarto de milha disputando uma etapa do Campeonato. São animais de alto nível de Macaé, da região e até de outros estados. É uma etapa importante, com destaque para o leilão televisionado que terá abrangência nacional. Teremos uma tenda para o leilão presencial com capacidade para acomodar 400 participantes. O Campeonato é um programa para toda a família, com a infraestrutura de tendas e restaurantes -, disse o secretário de Agroeconomia, Aurélio Vasconcellos.
Nesta sexta-feira (31), as provas Seis Balizas nas categorias abertas (para profissionais e treinadores) começaram às 16h. No sábado (1º), as atividades têm início com um café da manhã, às 9h, para todos os competidores, seguidas das provas de baliza de todas as categorias, que atraem bastante o público. Essa prova é considerada uma modalidade altamente técnica, que requer agilidade e velocidade do conjunto (cavaleiro e cavalo). O percurso consiste em costurar balizas que estão dispostas em linha reta, por duas vezes, ida e volta, tendo seu tempo fechado quando o conjunto ultrapassar a foto célula. Caso o conjunto derrube uma baliza, será penalizado com 5 segundos.
Logo após a prova das balizas será realizado o GP, uma dos momentos mais esperados do evento, que será disputado por animais do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Essa competição será seguida das provas Três Tambores. Essa modalidade é uma das mais emocionantes dos esportes equestres. Ela tem como diferencial a participação de toda a família, competindo de crianças a pessoas na terceira idade. Nela o cavaleiro deve contornar três tambores dispostos triangularmente, o que exige do conjunto técnica, velocidade e habilidade. O objetivo é obter o menor tempo possível - caso o conjunto derrube um tambor, será penalizado com 5 segundos.
O presidente da Associação dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha, Wagner Cardoso Heringer, responsável pelo evento, informou que a soma de pontos no Campeonato classificará o Campeão e o Reservado Campeão da raça, por isso a importância dessa etapa em Macaé.