logo

Campos se interessa por Sistema de Transporte de Macaé

25/04/2006 17:18:02 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O Sistema Integrado de Transportes da prefeitura de Macaé, em funcionamento no município desde março, vem despertando o interesse de outros municípios. Depois de Itaboraí, que já enviou representantes a Macaé para conhecer o funcionamento do sistema, nesta terça-feira foi a vez de Campos. O secretário municipal de Transporte do município vizinho, Jonas Mendes, visitou a cidade também para conhecer o sistema.

Jonas Mendes, da Emut – Empresa Municipal de Transporte de Campos dos Goytacazes - foi recebido pelo presidente da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), Fernando Magalhães, na sede da empresa, onde conheceu o funcionamento do sistema de trânsito macaense. Acompanhavam o secretário campista o pastor Renato da Silva Dantas, da Igreja Batista da cidade vizinha, e o arquiteto Luiz Gustavo, integrante da Emut.

Para Fernando Magalhães, as visitas de representantes de outros municípios para conhecer as modificações que Macaé implantou no seu sistema de transporte são gratificantes e fazem com que o município busque acertar cada vez mais esse sistema, oferecendo à população um transporte de qualidade.

- Inicialmente, vivenciamos muitos problemas, porque as mudanças sempre geram descontentamento, mas a prefeitura tem se esforçado para acertar e está cobrando das empresas de ônibus que cumpram os seus acordos, para que nosso transporte melhore a cada dia. Nosso objetivo é atender á população. Há poucos dias, criamos mais uma linha alimentadora para atender aos moradores da Vila Badejo e ela já vem dando resultado – disse Fernando Magalhães.

Jonas Mendes disse que veio a Macaé exclusivamente para conhecer o sistema tronco-alimentador de transporte, que já poderia ter sido implantado em Campos, que já tem um anteprojeto pronto para implantar o sistema. Ele informou que tem visitado os municípios que já estão trabalhando assim, porque acredita que esse projeto dá às cidades um transporte de qualidade.

- Acredito que a população macaense está sentindo dificuldades iniciais para se adaptar. Toda mudança traz insegurança, mas estou certo de que todo o município vai se beneficiar, como já acontece em outros, como Curitiba, Recife, Juiz de Fora, que hoje oferecem à população um transporte de qualidade, com trânsito mais disciplinado. Nosso objetivo é implantar o projeto em Campos, que tem quase 500 mil habitantes e que hoje possui 14 empresas de ônibus fazendo o transporte de passageiros. Estamos conhecendo essa forma de trabalhar com o transporte nas cidades, que disciplina o trânsito e se torna um referencial.

O secretário campista destacou o uso das vans alimentadoras que Macaé vem utilizando, mostrando que o município mudou seu sistema de transporte, mas pensou na parte social, empregando nessas linhas muitas vans que já realizavam transporte de passageiros, evitando causar desemprego.

- Essa foi uma das nossas grandes preocupações – disse o presidente da Mactran, Fernando Magalhães, que se colocou à disposição para receber técnicos do vizinho município que queiram conhecer Sistema Integrado de Transporte de Macaé.

Depois da visita à sede da empresa, Fernando Magalhães, acompanhado de técnicos da Mactran, levou os visitantes para conhecerem os Terminais do Parque de Tubos, Central, Cehab e Lagomar e também algumas linhas alimentadoras.