Com o objetivo de levar conscientização ambiental para as escolas municipais, o programa Campos Verdes, promovido na rede municipal de ensino, retorna suas atividades nesta terça-feira (13), a partir das 14 horas, na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval. A unidade, situada na Avenida Pasárgada, 34, Novo Cavaleiros, atende com as modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As atividades do programa visam enfocar a importância da fauna e flora. A programação inclui o plantio de mudas exóticas, arborização e paisagismo nas dependências externas da escola. O programa, que é uma ação articulada da secretaria de Educação e a Ong Casa do Caminho, também contará com palestras ministradas pela técnica ambiental Dominique Werneck para estudantes do 1º ao 5º ano. O trabalho também conta com apresentações culturais de teatro e música com a participação do grupo “Levando a Vida na Flauta”, que reúne jovens que fazem parte da entidade.
Para este semestre, a equipe de Meio Ambiente da subsecretaria de Cultura, Esporte e Saúde, em parceria com a Ong Casa do Caminho, está organizando o cronograma de ações e as datas de programação. A intenção é ministrar novas palestras interativas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade.
A previsão é que as unidades municipais que vão receber a programação neste semestre letivo participem das ações com uma formatação diferente em que os estudantes possam plantar outras espécies arbóreas com o objetivo de enaltecer e valorizar práticas de consciência ambiental.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, além de levar ações e palestras que enfocam o meio ambiente, a ação também visa conscientização e contribuição junto às aulas de disciplinas como Ciências Naturais e História. “A finalidade da rede municipal é possibilitar aos educadores, estratégias e intervenções pedagógicas que possam contribuir com o processo ensino-aprendizagem”, destaca.
A Casa do Caminho é uma Ong sem fins lucrativos que atende comunidades carentes e jovens, que moram nas adjacências da Estrada do Imburo, onde funciona a sede da entidade.