logo

Canal da Evaldo Costa começa a ser coberto

18/03/2011 09:46:45 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Objetivo é concluir a primeira fase do Programa Água Limpa até o final de abril

Continuando as obras de ampliação e remodelação do canal da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna) que vão aumentar o escoamento da água pluvial de 1,5 mil litros por segundo para dez mil litros por segundo, a Prefeitura de Macaé iniciou a instalação das tampas das galerias retangulares com seis metros de largura por dois de altura que compõem esse canal. As obras estão em andamento a partir da Travessia 1, na esquina da Evaldo Costa com a Rua Antônio Curvelo Benjamim.

Quando visitou as obras do programa, na última semana, acompanhado de vários secretários, o prefeito Riverton Mussi colocou que a previsão é que nesta primeira etapa, que compreende as travessias 1 e 3, da Evaldo Costa com Curvelo Benjamin e Fábio Franco com Curvello Benjamin, estejam concluídas até o final de abril. “Com este trecho finalizado, a equipe municipal do Planejando Macaé inicia a urbanização da área concretada, falou Riverton Mussi.

No canal da Evaldo Costa estão sendo instaladas as lajes pré-moldadas, que são colocadas no local através de guindastes, devido ao seu peso, porque as chapas que compõem as tampas são feitas de ferro e concreto. Sua colocação envolve ainda o trabalho de vários homens, conforme informa o Consórcio CBPO/Zadar, empresa responsável pela obras do Água Limpa. As obras são fiscalizadas pela Secretaria de Obras Públicas.

As ações da primeira fase do programa de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico, prioritário para o governo municipal, continuam em ritmo normal e em várias frentes de trabalho. O objetivo deste projeto é acabar com os alagamentos em vários pontos do município em dias de chuva forte. Nesse programa a prefeitura investe cerca de R$ 277 milhões.

As frentes de obras envolvem, além da ampliação e remodelação do canal da Avenida Evaldo Costa, a ligação desse canal com o já instalado na Rua Antônio Curvelo Benjamim (Travessia 1) e desse com Canal Fábio Franco (Travessia 3) na esquina com a Linha Vermelha. Outra frente de obras é a construção da elevatória da Rua Dr. Télio Barreto, que aumentará o fluxo de escoamento das águas pluviais para o deságue no Rio Macaé. A construção da nova elevatória prossegue em ritmo normal.

Segundo os engenheiros do Consórcio CBPO/Zadar, as obras do Água Limpa não param, inclusive em finais de semana, cumprindo o cronograma. Está em fase final a pavimentação da Rua Projetada, no Visconde de Araújo, cujas obras atenderam a solicitações dos moradores.

As obras em andamento no Programa Água Limpa vão beneficiar os bairros mais atingidos por alagamentos, que são o Costa do Sol, Sol y Mar, Campo Grande, Visconde, Miramar, Riviera, Campo D´Oeste, entre outros, geograficamente localizados abaixo do nível do mar.

Segundo o engenheiro do consórcio CBPO/Zadar, Edilson Ferreira, gerente de produção e engenharia, após a colocação das tampas sobre o canal da Evaldo Costa, começará a urbanização e também a construção do meio fio ao longo da avenida. Depois de concluída essa fase, a próxima etapa será o início da canalização na Linha Vermelha, explica o engenheiro.

Sobre as obras do Água Limpa, o secretário de Obras, Tadeu Campos, lembra que além da macrodrenagem, o programa contempla o saneamento, cujas intervenções fazem parte da segunda parte da obra. “As obras de saneamento básico têm duração prevista para três anos, por se tratar de um processo bem detalhado, prevendo a coleta de todo o esgoto, que será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto da Virgem Santa (Linha Verde) com previsão de começar a partir de março deste ano”, diz Tadeu Campos.


Fotos Relacionadas