Foto: Divulgação
Os corais emocionaram o público
Nem a chuva desanimou os alunos da rede municipal de ensino que participaram da Cantata de Natal, realizada na quarta-feira (7), à noite, na Praça Veríssimo de Mello. Cantando temas clássicos e modernos de Natal, os corais emocionaram o público formado por pais, professores, monitores, oficineiros e pessoas que passavam pelo local. Durante a festividade, a Escola de Qualificação expôs o trabalho de cerca de 30 artesãs, que encantaram os passantes com temas natalinos.
Ao final das apresentações, foi encenado o Auto de Natal que contou com elaboração, produção e atuação dos monitores e oficineiros de teatro. Em seguida, foi entregue a premiação do concurso de árvores de natal ecológicas, que contou com a participação de oito escolas da rede municipal de ensino.
Durante a abertura, Secretário de Educação, Guto Garcia, parabenizou os alunos pelo empenho não apenas nos ensaios dos corais, como na confecção das árvores ecológicas, e agradeceu a presença de todos no evento. “Esta é uma data especial, e a dedicação de vocês na realização desse projeto é muito inspiradora”, comentou.
O secretário lembrou que o evento também teve como objetivo mostrar à comunidade o trabalho que é desenvolvido pelos monitores e oficineiros nas escolas de horário integral. “Esses profissionais atuam na rede, nos horários de contraturno, garantindo uma formação mais abrangente, despertando a criatividade e descobrindo talentos”.
Participaram os corais das unidades municipais Professora Sandra Maria de Araújo, Neuza Goulart Brizola e Coquinho que foram ensaiados e regidos pelos monitores e oficineiros de música.
Educação premia árvores ecológicas
No final da programação, alunos, pais e convidados tiveram oportunidade de conhecer os três primeiros colocados do concurso da melhor Árvore de Natal ecológica. As escolas Esméria Pereira Reid dos Santos, Nossa Senhora da Conceição e Caetano Dias ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, sendo premiadas com troféus e presentes para a escola.
Durante o concurso os estudantes de oito unidades da rede municipal se mobilizaram na arrecadação dos materiais recicláveis, além da produção e elaboração das árvores ecológicas, que estão embelezando os corredores e entradas das escolas. Para a avaliação dos trabalhos, a comissão julgadora, que teve em sua participação o produtor Richard Caldeiras e o representante da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Macaé, Anderson de Oliveira Araújo, afirmou que a seleção foi acirrada, percorreu as escolas avaliando criatividade, originalidade, uso de diversos materiais reciclados, entre outros.
Ao receber o prêmio a monitora Nadia Maria Ribeiro de Siqueira Souza, que representou a escola vencedora, ressaltou o empenho da unidade nos projetos de Meio Ambiente. “Este é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há quatro anos pela unidade. É compensador ver o reconhecimento”, disse.