logo

CAp comemora aprovação de alunos em universidades

29/02/2024 18:05:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

Ysmael e Maria Eduarda são alguns que conquistaram suas vagas

Referência na região em escola pública municipal de ensino médio, o Colégio de Aplicação de Macaé (CAp) continua realizando sonhos. Neste início de 2024, a unidade escolar segue celebrando a aprovação de seus alunos em diversos cursos de universidades renomadas. Atualmente, são 30 alunos que ingressaram nas universidades federais do país, mas esse número ainda vai aumentar com novos ingressos no segundo semestre.

A direção do CAp, representada por Wanessa Leal (diretora) e Aline Oliveira (vice-diretora), comemora as conquistas, ressaltando que, atualmente, são 305 alunos matriculados na escola.

“Os nossos alunos estudam em período integral, possibilitando maior apreensão dos conhecimentos, visto que eles ficam mais tempo dentro da escola, colocam o conhecimento em prática através das olimpíadas. O estudo em laboratórios também ajuda muito e, ainda temos o estudo da escrita e produção textual (redação) que inicia no primeiro ano e se estende até o terceiro ano, dando ao aluno um repertório amplo para a construção da redação no ENEM e em qualquer espaço de trabalho que venha ocupar em seu futuro”, observa Aline.

Aline ressalta que a escola tem como lema “formar para a vida” e esse resultado expressivo é fruto desse trabalho, dessa formação ampla que abrange não só os conteúdos curriculares, mas a inserção desses alunos em sociedade. “Nossa equipe tem um orgulho enorme desses meninos e meninas e, enquanto unidade escolar, ficamos muito felizes por estar no caminho certo”, emociona-se.

Realizando sonhos

Myrella Dias Gomes acabou de completar 18 anos e comemora a realização de um sonho: o fato de ter passado para Medicina na UFRJ. Ela conta que fez a prova do Enem, para treinar, quando estava no 2° ano do ensino médio. Mas, no ano passado, quando estava no 3° ano, foi a primeira vez que realizou o teste para valer.

“Nesse último ano, eu me dediquei o máximo que pude aos estudos, pois sabia que Medicina era um curso muito concorrido e que demandava notas mais altas. E hoje, posso dizer com alívio que valeu a pena, pois eu passei em Medicina pela UFRJ e vou realizar um sonho que carrego comigo há tempos. Os professores do CAp e suas aulas foram fundamentais para eu conseguir uma boa prova, pois eles realmente me prepararam para ela e me deram a base necessária para alcançar bons resultados”, elogia a jovem.

Embora tenha sido aprovada em Medicina, as disciplinas que Myrella mais gosta não são biologia ou química. As aulas de História, Arte, Geografia e Redação eram as que ela mais gostava. “Eu super recomendo o CAp a outros estudantes, não só pelo ensino público de qualidade que é proporcionado, mas também por todo cuidado, zelo e dedicação da direção e do corpo docente para com seus alunos, o que faz com que este colégio seja uma família para quem lá estuda”, acredita.

Primeiro da família a conquistar uma vaga em uma universidade federal, Ysmael Cassemiro, de 19 anos, é outro aluno que teve, no CAp, um divisor de águas em sua vida. “Tanto no âmbito acadêmico, por meio das aulas de qualidade, projetos extracurriculares e eletivas, quanto na desenvoltura social através das amizades que fazemos com os alunos e com os funcionários da escola”, completa.

Desde quando estava no 6° ano escolar, Ysmael tinha o desejo de entrar no Colégio de Aplicação, que foi a instituição que lhe forneceu a base para o Enem e em outros vestibulares como IFF, UERJ e PISM. “Hoje, eu desconheço um ensino público em Macaé que me ajudaria de igual modo, foi a primeira vez que eu fiz esses vestibulares "à vera", mas eu já tinha feito o Enem como treineiro e, no momento dessas provas, é difícil de esquecer os conteúdos e aqueles "macetes" que te ajudam na hora de responder às questões, principalmente em matemática, a matéria que eu tenho bastante afinidade”, conta.

Aprovado no IFF e na UFRJ, Ysmael passou para a sua segunda opção de curso, que é Enfermagem. Ele comemora o fato de sua namorada, Maria Eduarda Moura, com quem estudou no Colégio, também ter passado em suas duas opções: UFJF-Jornalismo e UFF-Direito.

“No momento em que entrei para o CAp tive o pensamento de aproveitar ao máximo essa oportunidade que Deus me deu, pois eu tive a nota de corte do Processo Seletivo do CAp 2021. Quando eu ouvi falar do CAp, de alguma forma, eu sabia que me ajudaria a alcançar meu objetivo e que eu não tinha entrado por pura sorte. Foi aí que eu passei a ser bastante versátil no colégio, gostava muito de ajudar as pessoas, criava laços de amizades com os professores”, relembra.

Bem eclético, um dos projetos que Ysmael participou foi o "Astronomia é Fundamental", desenvolvido pela professora Nicolle, e também participou de uma peça de teatro, desenvolvida nas aulas de artes cênicas com o professor André, e muitas outras atividades. “Eu super recomendo aos alunos do ensino fundamental a estudarem no CAp, e não deixarem a preparação para depois. Então, se esforcem desde já, ninguém sabe o dia de amanhã!

O CAp

O Colégio de Aplicação é considerado referência pelo alto índice de aprovação dos alunos para universidades públicas e privadas. Em 2019, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) qualificou o CAp como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do Brasil. Outro ponto positivo são os resultados apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O CAp figura entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio e é a terceira melhor escola do município de Macaé (incluindo as particulares), sendo a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.


Fotos Relacionadas