logo

Capacitação do prontuário SUAS reúne profissionais da área social

25/03/2015 11:46:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Maurício Porão

Assistentes sociais, psicólogos e técnicos da rede de Proteção Básica e Especial participam

A secretaria de Desenvolvimento Social promoveu, nesta quarta-feira (25), no auditório do Paço Municipal, a oficina “Capacitação de multiplicadores para a implantação e utilização do prontuário Suas - Sistema Único de Assistência Social”. O evento foi aberto pela subsecretária Patricia Mendonça, que deu as boas vindas ao público, formado por assistentes sociais, psicólogos e técnicos da rede de Proteção Básica e Especial.

O objetivo da oficina foi capacitar as equipes técnicas quanto à produção e sistematização das informações sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e seus indivíduos. O prontuário SUAS é um instrumento técnico padronizado e utilizado pelas equipes de referência que prestam atendimento nas unidades de proteção básica e especial.

- Esta capacitação é fruto do trabalho da Gestão do SUAS no município. O Prontuário SUAS consiste no registro das informações coletadas no atendimento realizado pela equipe de referência das Unidades de Atendimento da Assistência Social. Esses registros fazem parte do processo de trabalho e acompanhamento das famílias, no qual junto com os usuários são traçadas as estratégias de ação para as situações de vulnerabilidades sociais apresentadas e/ou detectadas – disse Patricia Mendonça.

A subsecretária explicou também que o município já utilizava o Prontuário SUAS desde a sua implantação pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e a qualificação dos profissionais é uma oportunidade de nivelamento das equipes. A sua utilização e a qualificação dos registros visam o conhecimento da realidade das demandas das famílias inseridas em cada área de abrangência das Unidades de Atendimento da Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado da Assistência Social (CREAS).

Durante todo o dia foram abordados os temas “Gestão da Informação e Ética”, “O Prontuário e o PAIF, PAEFI e MSE” e “Aprofundamento do Conteúdo do Prontuário SUAS”. Além disso, a Tipificação Nacional dos serviços socioassistenciais, o Cad Único e o Bolsa Família foram registrados.

A assistente social Kátia Ladeira, da Vigilância Socioassistencial, disseminou aos participantes sobre utilização do Prontuário SUAS, seus objetivos, o registro das informações, o fazer profissional dos assistentes sociais e psicólogos que atuam nos serviços socioassistenciais e sobre as organizações, entre outros assuntos.

- Esta oficina contribui não só pela capacitação e utilização do prontuário em si, mas pela discussão da ética profissional, resguardo do sigilo profissional, pelo código de ética profissional das categorias e das equipes de referência envolvidas, pela discussão sobre a segurança da informação por meio eletrônico e pelo respaldo técnico das ações envolvendo equipes interdisciplinares – pontuou, informando a expectativa de Macaé obter a versão prontuário eletrônico, “ainda em fase teste pelo MDS, o que irá contribuir para a análise e sistematização dos dados, subsidiando as ações da gestão da secretaria de Desenvolvimento Social de Macaé”.

Durante o evento, os profissionais receberam uma cartilha/formulário para as informações de controle e encaminhamentos realizados no processo de acompanhamento da família. Na parte da tarde foi esclarecido e debatido o Aprofundamento do Conteúdo do Prontuário SUAS para sua implantação em Macaé.