Para promover melhorias no atendimento ao usuário, a secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da coordenação da Proteção Social Especial (PSE), realizou nesta quarta-feira (6) mais uma capacitação para profissionais que atuam nas unidades Cemaia (Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência), Pousada da Cidadania, Centro Pop (Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social.
A iniciativa acontece a cada dois meses e faz parte da proposta do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Participaram do encontro, assistentes sociais, advogados e pedagogos. Nesta edição, a temática foi o Plano Individual de Acompanhamento (PIA). Outros eventos abordaram questões como acompanhamento familiar e função técnica do SUAS. A equipe trabalha no atendimento para aproximadamente 500 usuários diretos e cerca de mil indiretos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
De acordo com a coordenadora da PSE, Vivianne Rocha, a ideia do PIA é elaborar um projeto de vida para esses usuários. " Para essas pessoas terem uma evolução é preciso traçar um plano. Além disso, esse trabalho organiza nosso próprio atendimento e gera transformação no usuário", ressaltou a coordenadora.
A Proteção Social Especial organiza, no âmbito do SUAS, a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, destinado à famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos. O objetivo principal é contribuir para a prevenção de agravamentos e potencialização de recursos para a reparação de situações que envolvam risco pessoal e social, violência, fragilização e rompimento de vínculos familiares, comunitários e sociais.