Foto: Guga Malheiros
Programação é destinada aos profissionais de nível médio, superior, agentes comunitários de saúde, entre outros
A capacitação sobre substâncias psicoativas para os profissionais dos módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Unidades Básicas de Saúde (UBS) prossegue no mês de outubro. A programação é destinada aos profissionais de nível médio, superior, agentes comunitários de saúde, técnico e auxiliares de enfermagem e recepcionistas. O evento é organizado pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas e as inscrições poderão ser realizadas no local.
O tema abordado será: “Tabagismo: um grave problema de saúde pública” e será apresentado de 1º a 15 de outubro de 8h30 às 12 horas, no Paço Municipal, para profissionais de nível médio e, de 10 a 24 de outubro para os profissionais de nível superior.
Entre os subtemas abordados estão: “Tabagismo: uma doença, Tabagismo Passivo”; “Determinantes Sociais”; “Tratado Internacional para Controle do Tabaco (principais medidas)"; “Controle de Tabagismo no Brasil: Avanços e Desafios”; “Propostas para o enfrentamento dos desafios”; “O que o município pode fazer para contribuir para o controle do tabagismo no SUS” e “Referências de tratamento no município”.
As palestras serão ministradas pela médica pneumologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Patrícia Andrade; pelo mestre em Serviço Social da PUC-RJ, Márcio Rocha e pelo psicólogo e pós-graduado em Dependência Química, Urandilson Câmara. Todos os especialistas atuam na Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo.
Informações adicionais sobre a capacitação poderão ser adquiridas pelo telefone: (22) 2759-0832.