logo

CAPE: Dedicação e prontidão definem o trabalho da Guarda Civil Municipal

29/09/2025 17:26:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo atua fazendo a segurança das escolas dando suporte à Secretaria Municipal de Educação

Na semana passada, a Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (CAPE), da Ordem Pública de Macaé, esteve presente em importantes ocorrências, garantindo segurança e tranquilidade para a comunidade escolar. Na EMEI Professor José Augusto Abreu Aguiar, um homem em situação de rua tentou invadir a unidade arrancando grades. Graças à rápida resposta da equipe, com ação dos guardas municipais Lisandro e Arantes, a situação foi controlada e o indivíduo conduzido à delegacia.

Durante um evento que acontecia na escola, os guardas municipais S. Pereira e Seabra foram fundamentais na condução da intercorrência, recebendo agradecimentos pela eficiência e postura assertiva. Esses registros refletem não apenas o compromisso, mas também o reconhecimento da comunidade pelo trabalho da CAPE, que diariamente atua lado a lado com diretores, professores, responsáveis e alunos, promovendo segurança e bem-estar.

A Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo atua fazendo a segurança das escolas dando suporte à Secretaria Municipal de Educação. “Esse é o nosso trabalho básico. Toda vez que as escolas precisam de apoio em alguma situação de violência, ou de emergência, é solicitado nosso atendimento. Além da segurança, também atuamos na parte educativa através da promoção de palestras. Dedicação e prontidão definem o trabalho da Guarda Civil Municipal”, ressalta o coordenador da CAPE, Carlos França.

Além da atuação ordinária, no dia-a-dia escolar, quando há uma festa ou evento que recebe muita gente, a CAPE está sempre de prontidão para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade escolar. Da mesma forma, quando há a necessidade de uma conversa mais difícil com pais ou responsáveis, desentendimentos ou outros problemas envolvendo alunos, as escolas solicitam o apoio da coordenadoria.

“O que aconteceu na semana passada, foi basicamente isso. Uma situação de apoio a uma festa cultural, na qual a presença da GM foi a fiadora da paz, alegria e tranquilidade que reinou. Outra foi uma situação de desentendimento entre duas mães, que também se resolveu com a mediação do conflito pela equipe da CAPE. Em outra escola ocorreu uma tentativa de furto de material, com intervenção no momento certo e posterior condução da pessoa até a delegacia. Esse é apenas um demonstrativo do nosso movimentado dia-a-dia” - completou o coordenador Carlos França, que também é subcomandante da Guarda Municipal.


Fotos Relacionadas