Foi aberta, na segunda-feira (2), a I Semana de Prevenção do Câncer da Região Serrana, promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo). O evento aconteceu, no Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), localizado no Trapiche, envolvendo a comunidade, num clima de grande interesse pelos assuntos tratados, marcando desta forma o êxito do evento. A cerimônia foi aberta pelo farmacêutico João Carlos contando com a participação do diretor administrativo do HPMS, Pablo Fontes.
Na oportunidade, a presidente do Capo e primeira dama do município, Márcia Moraes, agradeceu o convite e ressaltou a importância deste tipo de evento, que vem acrescentar conhecimentos e mobilizar a população em torno da conscientização da doença, considerada o mal do século. “A prevenção é primordial”, declarou Márcia, esclarecendo que, neste contexto, é preciso também estender as mãos para aqueles que já contraíram o câncer, alvo de suas atenções no desenvolvimento do trabalho no Capo.
A presidente explicou que o Capo é uma associação civil de direitos privados sem fins lucrativos, que tem o objetivo de dar suporte terapêutico e resgate da auto-estima aos pacientes e familiares, que ficam muito carentes, sensíveis e vulneráveis ao se depararem com o diagnóstico do câncer. Márcia acrescenta que o público alvo é o grupo de pessoas com diagnóstico de câncer confirmado, independente de idade, sexo e classe social.
Márcia Moraes revelou que a instituição já completou cinco anos de serviços prestados, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar de excelência sempre crescente por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, médico, advogado, professora de arte, professora de música, além de realizar ações como acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, e atendimento terapêutico às famílias. “O que faz a diferença no Capo é o atendimento humanizado”, concluiu a presidente.
Na sequência, a coordenadora Geral do Capo, Viviane Pinheiro, falou sobre os diversos eventos que são realizados pela entidade, destacando as festas temáticas mensais, além de projetos que venham agregar valores aos pacientes, como o projeto “Conversa Aberta”, reunindo pacientes e familiares, para levar informações sobre diagnóstico, tratamento e outras questões que atingem a todos, ajudando na recuperação dos assistidos.
A coordenadora ressaltou também a participação do CAPO nas campanhas realizadas no município, anunciando ainda a implantação de novos os projetos neste ano 2011, como o de Fisioterapia Respiratória, Aulas de Alongamento, de Acupuntura, Psicoterapia para Grupo de Mulheres Mastectomizadas, Exercitando a Cidadania com um Toque de Doçura e Hidroterapia.
E prosseguiu ressaltando que o Capo busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos pacientes oncológicos de Macaé e adjacências, e já têm se tornado referência em toda nossa região, como uma instituição especializada de qualidade no atendimento ao paciente oncológico. “Sonhamos em fazer de Macaé uma cidade reconhecida nacionalmente como município modelo nas questões relacionadas ao câncer, sendo exemplo para todo nosso Brasil”, concluiu Viviane.
No encerramento do evento de segunda-feira, participaram também os palestrantes Sonia Cavour, representando a Unamama (União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama); e o diretor João Carlos, que abordaram a prevenção do câncer e os exames disponibilizados na Serra pelo HPMS, como mamografia, preventivo, PSA, e outros.