Com apoio das secretarias municipais de Comunicação, Administração e Esporte e Lazer, a Associação Cultural Afro Art – Brasil Capoeira realiza neste sábado (26), às 14h, no Centro de Treinamento, batizado, formatura, entrega de corda e lançamento de CD. Serão 150 capoeiristas que receberão cordas e quatro monitores que se formarão em professores. No domingo (27) todos os capoeiristas estarão na Praia dos Cavaleiros para apresentações, a partir das 10h. Eles ficarão entre os postos um e dois.
Para o evento, no sábado, estarão presentes o mestre Dengo (iniciador da capoeira em Macaé), além dos mestres Pelé, Jurandir, Soldado, Levi, Anu, Cabeça, Boca e Grande. Os novos professores serão Preto e Kiki, de Macaé, Gasparzinho, de Conceição de Macabu e Quati, de Curitiba (PR).
A Associação Cultural Afro Art – Brasil Capoeira tem sede em Macaé, funcionando no Flamengo Futebol Clube (Miramar), às terças-feiras e quintas-feiras, das 20h às 22h. No Instituto Christiane Salles (Prédio Di Roma, perto do Costa Mil), os capoeiristas atuam nas segundas-feiras, de 9h às 11h, nas quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h e nas quintas-feiras, das 15h às 17h. Além disso, eles desenvolvem um trabalho comunitário, dando aulas no Morro de São Jorge, Aroeira e Botafogo.
Ao todo são mais de 600 alunos de capoeira distribuídos nas cidades de Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã e Curitiba, que fazem parte da Associação. Em Macaé, há 16 profissionais dando aulas para 150 alunos. Segundo o monitor Evandro Fernandes, conhecido como Preto, a prefeitura tem ajudado muito a disseminação da capoeira em Macaé.
Os que estiverem interessados em conhecer mais o trabalho da Associação é só entrar no site www.afroartbrasilcapoeira.com.br, onde a história de nove meses do grupo na cidade, além de fotos e outras informações podem ser encontradas. No lançamento do CD “Afro Art Brasil Capoeira”, o público presente ouvirá as 18 músicas compostas pelo Mestre Grande.
A parceria entre a Associação e a UNESCO leva o esporte a deficientes auditivos da Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada), onde aulas são ministradas pela professora Kiki para seis pessoas. Para o próximo ano, a Associação Afro Art - Brasil Capoeira pretende realizar um encontro feminino, quando capoeiristas de vários estados participarão do evento, um Festival de Música de Capoeira e o primeiro evento, intitulado Jogos Macaenses de Capoeira.