Foto: Divulgação
Reunião traçou a estratégia que deve ser implantada em outros setores da Saúde do município
Uma boa notícia para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Macaé (CAPS-AD). A partir de fevereiro, em parceria com o no Programa DST/IST, o setor vai disponibilizar, para seus pacientes, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Esse é o primeiro setor de saúde do município a oferecer esse tipo de serviço, que concentra-se no Programa DST.
A reunião que definiu a estratégia aconteceu na última quinta-feira (26) e reuniu os enfermeiros Tatiana Avelar e Richard Diego Felix (coordenadores CAPS-AD), Sandra Barcelos (coordenadora do Programa DST/IST), Fábio Medeiros (assistente administrativo) e José Antonino (técnico de Laboratório).
O Programa já mantém o trabalho de testes rápidos para toda a população, que pode fazer contato com o setor para agendar o serviço, que libera o resultado em 30 minutos, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro e psicólogo.
A proposta, segundo Sandra Barcelos, é que cada unidade de saúde do município possa realizar os testes rápidos no seus setores, para que os munícipes tenham opção de testagem mais próxima de suas residências.
Por mês, o Programa DST/IST realiza cerca de 200 testes, apenas na unidade, sem contabilizar a testagem promovida no CTA Itinerante, montada em eventos em pontos públicos da cidade. De setembro a novembro de 2022, foram realizados 1.530 testes.
"O CAPS-AD é o primeiro setor que implanta esse serviço, fora do nosso Programa. Essa semana, fizemos uma capacitação dos enfermeiros. Nós fornecemos essa capacitação com nossos profissionais que queiram implantar o serviço no setor. No CAPS-AD os testes serão realizados apenas nos pacientes assistidos por eles", explica.