Os prefeitos de Macaé, Riverton Mussi, e Carapebus, Rubem Vicente, assinaram, nesta sexta-feira (2), convênio que prevê repasse de recursos do governo de Carapebus para a Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), visando o atendimento de emergência no Hospital Público Municipal (HPM) aos moradores da cidade vizinha.
Os procedimentos médicos aos carapebuenses já eram realizados, mesmo sem o convênio. O HPM, que tem 40% dos sete mil atendimentos mensais vindos de moradores de municípios vizinhos, tem um gasto mensal de R$ 4,5 milhões para a prefeitura de Macaé, sem qualquer verba do Estado ou do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Riverton, o hospital, de cunho regional, traz um ônus grande para o município, que acaba arcando com toda despesa sozinho. “Com o convênio, vamos conseguir diminuir um pouco o custeio do hospital, para ser investido em outras ações, como a construção dos hospitais da Mulher e da Serra”, destacou. Outras cidades que também utilizam os serviços do HPM – Quissamã, Conceição de Macabu, Trajano de Moraes, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu – devem assinar convênio semelhante.
Para Rubem Vicente, o convênio vai formalizar a ajuda que o HPM já vem realizando a população de Carapebus. “Nosso município tem um hospital ambulatorial e unidades do Programa de Saúde da Família, mas não tem hospital de emergência, o que nos obriga a trazer os pacientes para o HPM, em Macaé, que é instituição de referência regional, com todos os equipamentos de última geração”, justificou.
Segundo o presidente da FMHM e diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, a parceria com todos os municípios irá representar 5% do custeio mensal do hospital. “O contrato é baseado na tabela do SUS, ou seja, não existe uma verba fixa mensal a ser repassada, irá depender do número e de quais procedimentos médicos serão realizados”, explicou.
Aluízio observou que o HPM busca firmar parcerias não só com as prefeituras, mas também com a iniciativa privada. “Já estabelecemos parceria com a Petrobras, através da Assistência Multidisciplinar de Saúde, para atendimento médico de emergência aos funcionários e dependentes”, exemplificou, acrescentando que o hospital está aberto a outros convênios.
O prefeito de Macaé também ressaltou o fortalecimento da região dentro de um desenvolvimento integrado. “O convênio mostra o reconhecimento dos prefeitos ao trabalho do HPM. Com mais essa parceria, estamos fortalecendo o relacionamento das cidades em benefício da região como um todo”, comentou Riverton.