Setenta alunos de karatê do projeto Art Luz (Fronteira) participam na cidade de Caçapava (SP) da Copa Caçapava de Karatê. O evento acontece neste fim de semana – sábado e domingo - no Ginásio Esportivo daquela cidade. Participam da competição atletas de dez estados.
Nesta sexta-feira (30), dois ônibus saem de Macaé sob o patrocínio da Fundação Macaé de Cultura (FMC). Os lutadores macaenses têm em comum o professor João Henrique dos Santos Ribeiro, faixa preta, quarto Dan, estilo Shotokan. “Nas noites de terça-feira e quinta-feira, cerca de 200 inscritos participam de minhas aulas, no Ciep-Fronteira”, conta o professor.
Para participar da Copa Caçapava de Karatê, os alunos enfrentarão nove horas de estrada. No ano passado, 20 atletas macaenses ficaram na quinta colocação no geral, disputando contra 30 academias dos mais diversos estados. “Na atual edição, levaremos os alunos de todas as faixas, da branca à preta”, disse João Henrique.
Os treinamentos acontecem também no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt e não apenas no Ciep-Fronteira. “Os nossos melhores caratecas, que mais se destacam, recebem o auxílio bolsa-atleta”, pontuou João Henrique.
O projeto Art Luz busca a inserção social de crianças e adolescentes, através da arte e da cultura, além do esporte. Diversas aulas, como jazz, flauta doce, capoeira, violão, teatro, papel machê, além de karatê, é claro, são oferecidas gratuitamente a jovens de famílias moradoras da periferia da cidade.
“Dessa forma, damos nossa contribuição para combater a violência e a criminalidade que assolam o país”, destacou a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, acrescentando que através da cultura artística ou esportiva, mentes e famílias terão paz, felicidade e criatividade, ao invés das drogas.