Termina ao meio-dia desta quinta-feira (19), na praça do distrito de Córrego do Ouro, o Cidadania Cultural na Serra: Caravana Heterogênese Urbana. O evento é uma das ações do Projeto Cidadania & Direitos do Espaço de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental, com apoio da Fundação Macaé de Cultura. São abordados temas como acessibilidade e proteção à pessoa com deficiência; infância e juventude; idoso; políticas para as mulheres; saúde mental; cultura, esporte e saúde; igualdade racial; desenvolvimento econômico e social e governo, cidadania e direitos humanos.
A ação visa construir espaços expressivos, o que garante o direito à livre manifestação cultural sobre diversos temas que dizem respeito à vida comunitária. O evento é promovido pelas escolas municipais Ivete Santana, Raul Veiga, Carolina Curvelo e Natálio Salvador Antunes; subsecretarias de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Infância e Juventude, Políticas para as Mulheres, Cultura, Esporte e Saúde e Idoso; coordenadorias da Terceira Idade e Extraordinária da Igualdade Racial; Espaço de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental (Ecocult); Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec); Câmara Permanente de Gestão (CPG); Correio Comunitário; secretarias de Administração, Desenvolvimento Social e Governo; Coordenação Administrativa da Serra; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Serra e Escoteiros da Serra.
A construção desses espaços expressivos garante o direito à livre expressão cultural, sobre os diversos temas que dizem respeito à vida das comunidades. Assim o Projeto Cidadania & Direitos Humanos acolhe diversas formas de manifestações culturais, promovendo o diálogo entre pessoas que antes não se encontravam para partilhar ideias, sentimentos e seus potenciais. Esta ação se dirige à composição de soluções para diversas questões que podem ser encontradas pelas próprias pessoas das comunidades. Assim a conexão entre as ideias e os afetos comunitários aumentam os laços.
Segundo o vice-presidente da FMC e coordenador do projeto, Paulo de Tarso, o Heterogênese Urbana é referência para outros municípios, inclusive profissionais participam do curso de extensão oferecido em parceria com as secretarias de Saúde e Educação para saber sobre a metodologia.
A Heterogênese Urbana é uma metodologia que faz parte do currículo do Curso de Especialização em Saúde Mental do Laboratório de Pesquisas em Saúde Mental (LAPS-ENSP-FIOCRUZ) sendo referência para várias cidades do Brasil. A metodologia é multiplicada através do Curso de Extensão promovido pelos Espaços de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Núcleo de Tecnologias Municipal (NTM) da Secretaria Municipal de Educação. Para 2014, este curso se transformará numa Pós-Graduação com o apoio da Funemac.
O Projeto Cidadania& Direitos Humanos tem a competência de estabelecer projetos e ações voltadas à garantia e cultivo de relações sociais mais complexas e cidadãs através da arte e da cultura, da democratização do conhecimento e do direito à expressão na cidade. Será da competência do Projeto Cidadania & Direitos Humanos contribuir em ações articuladas com outras secretarias, autarquias e coordenadorias para a valorização da humanização dos serviços, bem como para a promoção de ambientes sustentáveis para a vida social em toda a sua complexidade pelos espaços das cidades mediadas por todas as formas de expressão e conhecimentos.