Foto: Kaná Manhães
População, servidores, estudantes e representantes de entidades embarcaram nos ônibus para participarem da manifestação no Rio
Caravanas de todo o Estado do Rio de Janeiro já estão na estrada em direção a cidade do Rio, onde acontece a manifestação em defesa dos royalties. Cerca de 20 ônibus já saíram de Macaé para o Rio. A concentração será na Candelária, no Centro do Rio, às 16h, e seguirá pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde haverá um ato público. Um palco montado receberá artistas como Sandra de Sá, Alcione e escolas de samba.
A prefeitura de Macaé disponibilizou 23 ônibus para o protesto. Rio das Ostras e Quissamã contarão com 20 ônibus cada uma das cidades. A prefeitura de Búzios decretou ponto facultativo a partir das 12h e vai fretar sete ônibus para a população participar do protesto. A prefeitura de Cabo Frio também decretará ponto facultativo e mandará 10 ônibus ao Centro do Rio, a partir das 12h.
Devido à realização da passeata contra a aprovação da emenda Ibsen Pinheiro, que retira os recursos dos royalties do petróleo do Estado do Rio de Janeiro e os redistribui para todos os Estados e Municípios do país, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, decretou que os servidores que comparecerem ao ato, no Rio, terão suas faltas abonadas nos dias 17 (integral) e 18 (até às 12h).
Em entrevista ao jornal O Dia, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, prevê que 150 mil pessoas participem da caminhada em defesa dos royalties, a partir das 16h: “São de 10 a 15 ônibus por prefeitura, fora os da Baixada”.