As secretarias Executivas de Defesa Civil, Meio Ambiente, Obras, Trânsito e Transporte e da Guarda Municipal de Macaé, juntamente com o Corpo de Bombeiros, isolaram o Trevo da Ajuda, nesta manhã de sábado (22). Três containers, contendo 15 mil litros de UN 2693 III (seqüestrante de oxigênio), produto altamente corrosivo, tombaram de um caminhão que transportava a carga para a empresa Bakers. Um container foi danificado, provocando o vazamento de mil litros do produto.
A descontaminação inicial da área foi feita pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semma), com areia e terra, evitando que o líquido chegasse ao canal de drenagem de águas pluviais, localizado próximo ao Trevo da Ajuda. A empresa S.O.S. Cofec Produtos Perigosos foi chamada pela empresa Bakers, responsável pela carga, para realizar o gerenciamento do produto, limpeza da área e transporte.
- O caminhão se dirigia para o Parque de Tubos e a carga estava mal acondicionada no veículo. O produto que vazou é muito corrosivo e, em contato com a mucosa da pele, provoca queimaduras. Se inalado também é prejudicial à saúde. A Semma entregou notificação à transportadora - que estava a serviço da empresa Bakers – pela falta de painel de segurança, contendo placa sobre o tipo de produto transportado - destacou Fernando Barreto, chefe da fiscalização da secretaria.
A atuação imediata das equipes da Semma e do Corpo de Bombeiros evitou que o acidente provocasse um dano maior ao meio ambiente e aos moradores da região. "Isolamos a área e mobilizamos diversas secretarias para o gerenciamento da ação. Com isso, evitamos que o produto contaminasse o córrego. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Macaé, coronel Caldas, acionou o Grupamento de Emergência de Produtos Perigosos do Rio de Janeiro que está vindo para o local acompanhar a operação", informou Eric Schuler, secretário de Defesa Civil.