Foto: Divulgação
Carlos Malta fará sua performance no sábado (5), às 21h30, no Sana
A quinta edição do Sana Instrumental Festival traz muitas novidades, além de neste ano abrir a primavera na Serra. Chorinho pelas ruas e praças, mostra visual comemorativa do centenário de Vinícius de Moraes e uma alvorada surpreendente são algumas delas. O Festival já é reconhecido no país como um importante espaço para os grandes nomes da música nacional. O multi-instrumentista, Carlos Malta, é o convidado especial desta edição, que conta ainda com o violonista Ernani Maldonado, grupos locais e da Orquestra da Grota, com 35 musicistas.
A prefeitura dará todo o suporte logístico para o sucesso do evento no âmbito da mobilidade urbana, saúde e apoio à segurança pública, com destaque para o apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur) para a realização do Festival.
A expectativa dos empreendedores das redes hoteleira e gastronômica do distrito do Sana, na região serrana do município, e de outros circunvizinhos, é grande. Cinquenta por cento das vagas em pousadas e hotéis já estão reservadas para o fim de semana, 5 e 6 de outubro. Nas edições anteriores o Festival aconteceu em junho, duas semanas depois do Rio das Ostras Jazz & Blue Festival.
O Festival fomenta a economia local, voltada para o turismo, como um todo. Os artesãos da associação CriaSana também se preparam para receber visitantes de todas as regiões do país. A feira de artesanato vai acontecer durante o evento e o palco principal será montado na área do CriaSana, como nas edições anteriores.
Carlos Malta fará sua performance no sábado (5), às 21h30min. Um dos grandes nomes da música instrumental nacional, ele é conhecido no meio artístico como o Escultor do Vento. O multi-instrumentista é um virtuose em todos os saxofones e em todas as flautas, entre outros instrumentos de sopro.
Seus CDs foram indicados por três jornais nacionais para "Melhor do Ano", além de a revista Jazz Times America ter feito a indicação do CD Pimenta como o "Melhor do ano 2000". Sua veia de pesquisador o fez descobrir a sonoridade de vários instrumentos étnicos. Também é grande a identificação da sua música com o Oriente, o que demonstra uma sonoridade universal. Seus arranjos estão presentes também em trabalhos de grandes artistas nacionais, como Gilberto Gil, Lenine, entre outros, com destaque para o de Arturo Sandoval, que recebeu indicação para o Grammy Latino de 2003.
O diretor executivo e artístico da Tocatta Produções Culturais, Paulo Lima, e a produtora visual do projeto, Lúcia Valéria, ressaltam a satisfação por ver um projeto que teve início há cinco anos tendo continuidade. “Recebemos todo o apoio da gestão municipal que valoriza as iniciativas que deram certo”, diz Paulo.
Confira a programação
No sábado (5), às 15 horas, o “Chorinho Itinerante”, com o grupo macaense Zé Rangel e Trio, abre o Festival, passeando pelas ruas e praças do Arraial do Sana. Às 19 horas e 30 minutos, o quarteto de sopros com músicos de Macaé, Metal Experimental, faz seu show no palco do CriaSana. Às 20 hora e 30 minutos é a vez de Ernani Maldonado, interpretando no violão solo canções com letras de Vinicius de Moraes, um tributo ao centenário do poeta. Durante todo o festival, acontece, em uma sala do CriaSana, uma mostra visual (vídeos e fotografias) sobre a vida e a obra do “Poetinha”, que colaborou, a partir da década de 60, para que a música nacional ganhasse reconhecimento internacional. Às 21 horas e 30 minutos, Carlos Malta fecha a noite. O domingo (6) guarda uma surpresa, uma alvorada especial. E, às 11 horas e 30 minutos, acontece o concerto da Orquestra da Grota, no auditório da Escola Municipal do Sana.