logo

Carnaval 2006 terá Cidade do Samba

22/11/2005 09:42:26 - Jornalista: Janira Braga

O Carnaval, uma das festas mais tradicionais da cultura popular brasileira, terá em Macaé muitas novidades para o próximo ano. Em reunião com os representantes das escolas de samba de todos os grupos, ocorrida no gabinete, na noite de sexta (18), o prefeito Riverton Mussi (PSDB) anunciou a implantação da Cidade do Samba, na Linha Verde, que a partir de 2006 passará a abrigar os desfiles e as festividades da data no lugar da Linha Vermelha. O presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antônio, o Dica, também participou do encontro.

- Nosso objetivo é profissionalizar o Carnaval de Macaé, melhorando a qualidade dos desfiles. Também queremos estimular que as escolas de samba se fortaleçam e criem alternativas para que não dependam exclusivamente da prefeitura – afirmou Riverton, acrescentando que a Cidade do Samba poderá ser utilizada durante todo o ano pelas agremiações carnavalescas para a promoção de eventos que possam gerar recursos para as escolas.

O prefeito explicou que a Cidade do Samba terá seis galpões de 500 metros quadrados cada, que será utilizado pelas escolas para montar os carros alegóricos e organizar os desfiles. A Linha Verde, que possui pista dupla e ciclovia, será adaptada para abrigar a Cidade do Samba. Os banheiros químicos ocuparão o espaço da ciclovia, será instalada uma arquibancada e entre ela e o canteiro, haverá uma área de circulação de pessoas, para que o público não circule na área do desfile. “A estrutura será boa para que o Carnaval atenda tanto ao público, quanto às escolas”, destacou o prefeito.

A área de estacionamento ficará nas duas extremidades da Cidade do Samba. O município possui 21 escolas de samba e a idéia do prefeito é que elas participem de eventos diversos da cidade, seja em promoções da prefeitura ou em particulares. “Queremos fazer eventos turísticos associados às escolas de samba”, ratificou o presidente da Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé-Tur), Paulo Longobardi Filho, que participou da reunião.

O presidente da Liecam afirmou que a expectativa é fazer um Carnaval animado, com qualidade, e as escolas estão trabalhando para atingir esse objetivo. “Vamos melhorar gradativamente e trabalhar duro para tudo dar certo”, disse.

A subvenção que será repassada às agremiações carnavalescas, oriunda de recursos próprios, será anunciada até o final do ano. Também participaram da reunião os secretários de Comunicação Social, Romulo Campos; de Governo, André Braga e o vice-presidente da Macaé-Tur, José Vasconcelos de Luna Júnior, o Juninho.