Foto: Rui Porto Filho
A apresentação dos bois pintadinhos aconteceu na Cidade do Samba
A maior festa popular brasileira, o Carnaval, foi aberta no município com a tradição dos bois pintadinhos. Cinquenta e dois deles levaram para a Cidade do Samba, na noite deste sábado (1º), as manifestações desses grupos que avançam gerações. O concurso oficial é organizado pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur). Durante as apresentações, os jurados analisam os quesitos bateria, animação, evolução e originalidade. A apuração acontece neste domingo (2), no mesmo local dos desfiles.
Para o presidente da Fesportur, Antônio Luiz Pinheiro Santos, o desfile dos bois pintadinhos é uma tradição macaense que deverá ser mantida por várias gerações. "O Carnaval de Macaé cresceu de forma expressiva e se tornou um dos maiores do interior do estado do Rio, sendo valorizado pela gestão do municipal", acrescentou.
Na avenida, todos os bois pintadinhos desfilaram representando diversos bairros. Em sua maioria, são confeccionados em armação de ferro e madeira, cobertos por panos coloridos, bordados ou pintados. Embaixo dessa estrutura, um ou mais integrantes do bloco guiam o andar do boi pintadinho. Além disso, o ritmo da bateria é um instrumento para animar os integrantes e público.
A integrante do Boi Pintadinho Suave Veneno, Cristiane Freitas, 40 anos, falou sobre o orgulho de pertencer ao grupo, o campeão de 2013. "É o boi de maior expressão popular e suas apresentações atravessam gerações. A comunidade do bairro Nova Holanda está de parabéns e com certeza vamos levar o campeonato novamente", frisou.
Há mais de 100 anos, os bois pintadinhos levam alegria aos bairros da cidade nas vésperas da folia. Segundo informações da Liecam, Macaé é recordista em números de blocos de bois no país. Eles empolgaram quem estava nas arquibancadas. "Mesmo com a chuva, todos entraram na avenida com muita animação. Este é o nosso carnaval, tradição e amor pelo que fazemos", disse o presidente da Liecam, Dário Albino Ribeiro.
Para o concurso deste ano, a ordem segue com a presença de 52 grupos oficiais: Tipo Rei, Alzirão, Carreirinha JR, Major, Tenente, Lambeu, Rei do Gao, Vaca Mimosa, Arrasa Nem, Alzirão JR, Tufão, Ladeira, Catarina, Lepo Lepo (Tabajara), Sol da Meia Noite, Falcão JR, TNT, Dkota, Guerreiro, Charradinho, Trovão, No Talento, Matozão, Imperador do Santana, Créu, Godizila, Zeca MV, Chapadão, Imperador MV, Gladiador, Fronteirão, Bem 10, Experimenta, Piranha, Santanistão, Piranhão, Taradão, Gabriel, Katucadão, Bob Marley JR, Catalunynha, Relâmpago, Suave Veneno, Remedinho, Foguinho, Monster, Celebridade, Lacoste, Falcão, Bob Marley, Rei da Barra, Galã de Novela.
Escolas desfilam neste domingo e segunda-feira
Neste domingo (2), a festa continua na Cidade do Samba com o desfile das escolas do grupo 1, a partir das 21h50, com Castelo Imperial (21h50 até 22h40), Unidos do Barreto (22h40 até 23h30), Arco Íris (23h30 até 0h20), Unidos da Vila (0h20 até 1h10), União do Miramar (1h10 até 2h), Foliões das Malvinas (2h até 2h50). Cada escola terá 50 minutos para desfilar. Na segunda-feira (3), será a vez das escolas do grupo especial, com tempo de desfile de uma hora e dez minutos. Pulo do Gato é a primeira (21h50 até 23h), seguida por Princesinha do Atlântico (23h até 0h10), Acadêmicos do Lagomar (0h10 até 1h20), Unidos dos Bairros (1h20 até 2h30), Acadêmicos da Aroeira (2h30 até 3h40) e Império da Barra (3h40 até 4h50).
Folia nos bairros acontece até terça-feira
A folia também acontece nos bairros e na região serrana até terça-feira (4). São apresentações de bandas locais na Lagoa (matinê), das 17h até 1h, Cavaleiros (Avenida Atlântica), das 15h às 2h, Novo Cavaleiros, das 17h até 1h, Imbetiba, das 7h às 2h, Visconde, Aroeira, Barra, Bar do Coco, Aeroporto, Lagomar, Córrego do Ouro, Glicério, Frade, Sana, Bicuda Grande e Bicuda Pequena. Nestes últimos, os shows acontecem das 20h às 3h.
Estrutura
A Cidade do Samba recebeu toda infraestrutura necessária para receber o público e os integrantes das escolas. São cinco blocos de arquibancadas com capacidade para até 4500 pessoas, além de 24 tendas de alimentação e dois postos médicos. Também foram montados três barracões, que atendem as escolas de samba do município. O espaço conta ainda com 12 camarotes, destinados à Liecam, prefeitura e entidades carnavalescas. O estacionamento é gratuito. Estão disponíveis 70 banheiros comuns, quatro especiais e 12 cabides individuais para a comissão de jurados.
A segurança, trânsito, limpeza e saúde foram outras preocupações. O evento tem o apoio da Guarda Municipal, com um efetivo de 91 guardas municipais, divididos entre Linha Verde (40), Imbetiba (15), Cavaleiros (20), região serrana (16 guardas ambientais). A Polícia Militar está com 100 policiais militares distribuídos em diversos pontos durante a folia. E para organizar o trânsito, a Mobilidade Urbana colocou 60 agentes nas vias públicas.
A equipe da Secretaria de Limpeza Pública tem 425 pessoas entre agentes de varrição e limpeza. Também participam 130 profissionais na coleta de lixo, além de 12 caminhões. Na saúde, são 200 profissionais de plantão. A equipe conta ainda com quatro ambulâncias, sendo duas UTIs e duas simples. Agentes da Defesa Civil vão trabalhar como brigadistas todas as noites durante o Carnaval na Linha Verde e região serrana.