As belas cachoeiras dos distritos da Região Serrana de Macaé atraem muitos visitantes nos feriados prolongados. Por isso a Prefeitura intensificou as ações de fiscalização e de manutenção destes locais que integram a área de proteção ambiental. Na terça-feira (6), houve vistorias das secretarias de Ambiente e Sustentabilidade e do Interior na localidade da Bicuda. A ‘Operação Verão’ garantirá plantão de 24 horas de equipes de várias pastas municipais, que atuarão em ação integrada no feriado de Carnaval.
Durante a fiscalização de terça-feira (6), foram instaladas três novas placas com orientações para os frequentadores das cachoeiras. Elas estão nas proximidades das cachoeiras da Laje, do Escorrega e da Ponte, na localidade de Bicuda Pequena. A fiscalização preventiva é contínua. O coordenador de Pronta Ação da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, César Romero Guimarães, frisou os resultados positivos deste trabalho.
"Esta fiscalização, a Pronta Ação, acontece semanalmente, para monitoramento e manutenção. Ela é realizada pela Guarda Ambiental em conjunto com a Secretaria do Interior. Mas nós também atendemos às denúncias recebidas pela Ouvidoria. Hoje mesmo verificamos um crime ambiental que será imediatamente levado à Coordenadoria de Fiscalização, que, junto com a Secretaria de Obras, impedirá uma construção ilegal à beira do rio".
Para mensurar o impacto positivo das ações contínuas de fiscalização e da ‘Operação Verão’, realizada anualmente, Romero destaca: "Sai ano e entra ano, trabalhamos pela conscientização ambiental e temos notado uma mudança de atitude do turista, principalmente pela diminuição dos vidros coletados. Este é um dado importante a salientar".
A Operação Verão começou em 2 de dezembro de 2023. "Contamos sempre com a parceria da Secretaria do Interior. Nosso objetivo é que o munícipe e o turista venham curtir este Carnaval em nossas cachoeiras lindas da Bicuda, mas que recolham o seu lixo e não usem utensílios de vidro. Também o som alto não será permitido. Durante o Carnaval, nós estaremos 24 horas solucionando problemas e orientando os turistas e vamos fazer distribuição de panfletos informativos durante os fins de semana", completou Romero.
Limpeza, acesso e emergências médicas
Também o Secretário Adjunto do Interior, Rodrigo Franco Curvelo, informou que suas equipes estarão de plantão 24 horas e que a Secretaria de Saúde irá disponibilizar duas ambulâncias, de sábado (10) a terça-feira (13). Uma ficará no Posto de Saúde da Bicuda Pequena (ao lado da Igreja Batista) e outra no Posto de Saúde da Bicuda Grande. Além disso, alunos de projetos de extensão universitária colaborarão com o trabalho da Guarda Ambiental. Servidores das secretarias de Mobilidade Urbana e de Comunicação Social também participarão do plantão.
"A limpeza será feita durante todos os dias de Carnaval nas cachoeiras e em seu entorno. Mas pedimos que quem vier curtir as cachoeiras não deixe resíduos no local. A Secretaria de Ambiente estará fazendo um trabalho de conscientização ecológica. Fora do Carnaval também fazemos a limpeza diária das cachoeiras. Na localidade da Bicuda, a coleta acontece às segundas, quartas e sextas-feiras. Nós colocamos novas lixeiras em pontos estratégicos e estamos construindo mais lixeiras suspensas de bambu, para a colocação dos tambores de coleta. Elas evitam que animais tombem o latão de lixo, que acabaria nos rios. Somente na Bicuda Pequena, instalaremos dez lixeiras suspensas entorno das cachoeiras. Em seguida, instalaremos também na Bicuda Grande, Sana e Glicério".
O secretário frisa que, fora a limpeza, a Secretaria do Interior terá equipe de plantão para prestar assistência em caso de obstrução de acesso devido às chuvas. “Teremos também o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Isso é muito importante principalmente em três pontos de acesso onde é proibido estacionar por dificultar o tráfego: a Ponte da Bicuda Pequena (Bar do Leôncio), a Ponte da Cachoeira da Laje e em Duas Barra (Bar do Milton)”.
Moradora a quase 40 anos da Bicuda Pequena, Laureci Augusto comentou sobre a necessidade de conscientização ambiental dos frequentadores da localidade. "O fluxo de turistas aumentou muito nos últimos anos, especialmente nos feriados. Vemos os resultados destas ações. Mas, ainda assim, muitas pessoas não respeitam e não jogam o lixo nas lixeiras. Moramos em local de proteção ambiental. É necessária a consciência ecológica".
É proibido
Nas áreas ambientalmente protegidas é proibido fazer fogueiras ou churrascos, utilizar garrafas e utensílios de vidro, aparelhos com alto volume sonoro e descarte irregular de resíduos. Estas são infrações administrativas ambientais (Leiº 3467/2000), ou seja, ação ou omissão dolosa ou culposa que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente. A denúncia de infrações à Guarda Ambiental deve ser feita pelo telefone (22) 99101-7323.
Cadastro de veículo turístico
A Secretaria de Mobilidade Urbana coibirá a entrada de veículos de turismo que não estejam cadastrados junto à Prefeitura de Macaé, assim como o serviço de transporte urbano, durante os fins de semana e o feriado, com o apoio da Polícia Militar. O cadastramento turístico de vans, micro-ônibus e ônibus deve ser feito através do e-mail turismo@macae.rj.gov.br. O procedimento é concluído com encaminhamento de formulário para cadastroevistoria@macae.rj.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (22) 2763-6320 (Cadastro e Vistoria) e (22) 2791-9008, ramal 214 (Turismo).