Foto: Ana Chaffin
A programação contou com Boi Pintadinho e marchinhas de Carnaval
A manhã na Praça Veríssimo de Mello, no Centro da cidade, ganhou um colorido especial e um ilustre visitante: o Boi ADelindo, que pela primeira vez foi curtir o Carnaval do Programa Municipal de Saúde Mental. O boi, confeccionado pelos usuários do Caps AD durante as oficinas e artesanato, atraiu olhares curiosos e chamou a atenção de todos que passavam pelo local.
Uma dessas pessoas foi Maura Ribeiro, paciente da Saúde Mental de Macaé, que estava radiante por poder participar da festa. "Sou paciente há muitos anos e nunca consegui participar deste Carnaval. Estar aqui, hoje, é uma vitória para mim. E o que eu mais gostei foi o boi. Eu adoro Boi Pintadinho", celebrou Maura.
Além do Caps AD e do Núcleo de Saúde Mental, a programação envolveu, também, o Caps III Betinho, o Caps Infantil (Capsi), Coletivo Ivone Lara (com o bloco ‘De perto, ninguém é normal’) e a Vigilância Ambiental do município.
"Temos o Boi Pintadinho, que saiu pela primeira vez, e também a orquestra tocando marchinhas de Carnaval. Esse é um momento de interação entre os pacientes com a praça e fortalecimento de vínculos com a comunidade. Todos esses programas se unem para promover esse encontro. Aqui temos autistas, esquizofrênicos e outras deficiências. É uma forma de um programa interagir com os outros também", observa Lorrane Moreira, responsável geral do Programa de Saúde Mental, que é vinculado à Secretaria Adjunta de Atenção Básica.