Foto: Guga Malheiros
Foram dadas orientações que visam o bem estar e a saúde
Atividades recreativas, culturais, oficinas de slackline e pilates, roda de capoeira, ginástica laboral, distribuição de material educativo e informativo. Quem passou pela Praia dos Cavaleiros, neste domingo (23), em Macaé, conheceu a programação do “Carnaval na Boa”, evento promovido pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod).
De acordo com a coordenadora do Cepod, Claudia Magaldi, a iniciativa, realizada pela segunda vez, destaca a importância de curtir o Carnaval sem danos à saúde. Além disso, as orientações visam promover o bem estar. “Queremos sensibilizar as pessoas para brincarem, porém, com consciência e segurança”, acrescentou.
O Carnaval na Boa também aplicou cerca de 400 questionários para o II Levantamento Sobre Uso de Álcool e Direção para comparar os dados coletados em 2013. O objetivo é realizar uma avaliação de impacto e, assim, definir estratégicas para elaboração de políticas mais eficazes relativas ao tema.
Para a publicitária Andréa Costa, 41 anos, a programação é fundamental para conscientização das pessoas. Ela aproveitou os serviços oferecidos para aferir sua pressão. “É muito importante que todos façam a sua parte”, disse.
Na ocasião, aconteceu, ainda, a divulgação do projeto “Amigo da Vez”, para alertar a população quanto aos riscos da perigosa mistura de álcool e direção veicular, especialmente em períodos festivos, como é o caso da proximidade do carnaval. Foi sugerido que um dos componentes de cada grupo se proponha a não ingerir bebida alcoólica para conduzir o veículo com responsabilidade, levando todos os outros amigos para casa em segurança.
O evento conta com a parceria com as Secretarias de Saúde, Ordem Pública, Mobilidade Urbana e de Governo, além do Grupo Slackline Na Fita, Grupo Abadá Capoeira e Escola Técnica José Rodrigues da Silva.