Carnaval com muita alegria e criatividade. É o que acontecerá no distrito do Sana, graças ao trabalho com 20 crianças, com idades entre seis e 12 anos, realizado pela artista Lu Maia, através da trupe de improvisação teatral do Sana. De quinta-feira (23) a sábado (25), oficinas preparatórias de performances carnavalescas acontecem, com os menores, na Casa de Educação e Cultura Emílio Gato, das 10h até 20h. As oficinas são para porta-bandeira, mestre sala, comissão de frente, palhaços e colombinas.
Segundo a coordenadora da Casa de Cultura, Maria do Rosário Grey Tavares, conhecida como Lala, as crianças percorrerão as ruas do distrito junto com outros grupos de foliões para fazer a festa na comunidade. Os desfiles acontecem no domingo (26), segunda-feira (27) e terça-feira (28), após a concentração marcada para as 17h, na Casa de Cultura. O núcleo de percussão do Sana – Sã-bando – vai se juntar à trupe para intensificar a diversão durante a festividade.
“Convido as pessoas que irão participar desta festa a levarem confete e serpentina, pois no carnaval do Sana haverá muita paz e brincadeira”, avisa Lala. A Casa de Cultura Emílio Gato está vinculada à Fundação Macaé de Cultura (FMC).
Além disso, através do apoio da Empresa Municipal de Turismo (MacaeTur) e FMC, o grupo musical Dom Luis e banda – Naturalmente Sana, composto por oito músicos, vai animar a galera, no domingo de carnaval, em frente à praça da localidade turística, a partir das 23h. O grupo musical tem o estilo voltado para o reggae raiz e tocará também uma mistura de soul com samba. Tudo está incluído no CD, intitulado “Naturalmente Sana”.