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Carta Compromisso finaliza II Fórum Regional de Educação

05/09/2023 09:42:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Ana Chaffin

As inscrições podem ser feitas de forma online

Uma carta compromisso firmada pelos participantes do II Fórum Regional de Educação: Por uma Educação Plural concluiu os trabalhos do II Fórum Regional de Educação, realizado na Câmara Municipal de Macaé na semana passada.

Representantes dos municípios Armação dos Búzios, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Carapebus, Italva, Macaé, Miracema, São Fidélis, São João da Barra, São José de Ubá, Rio das Ostras e Quissamã participaram.


- Por meio da carta compromisso, firmada por todos municípios representados, vamos continuar as discussões do Fórum Regional de maneira contínua em busca de uma Educação Plural – comentou a secretária de Educação, Leandra Lopes, ressaltando que o próximo município a receber o fórum é Quissamã.

Na carta foram apresentadas algumas propostas que devem ser estudadas por meio das Secretarias de Educação, Fóruns de Educação e Conselhos Municipais dos seus respectivos municípios com a finalidade de criar ações que possibilitem o cumprimento das mesmas.

As propostas da carta foram: a primeira, instituir uma representação formal anual dentre os municípios participantes como organizador do Fórum Regional a cada ano. Esta representação deve ser definida ao fim de cada Fórum realizado.

De acordo com o documento, a segunda é trabalhar a temática de Políticas de Alfabetização como um dos temas do próximo Fórum. A terceira é garantir a alfabetização, como um direito universal. Como quarta, construir um Caderno Orientador com Diretrizes Básicas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

A quinta proposta é abordar os temas discutidos durante o Fórum em Macaé através de práticas pedagógicas tendo em vista os desafios vivenciados pelos docentes em sala de aula. Como sexta, abordar os Direitos Humanos na perspectiva da Educação Plural e como sétima, reconhecer o cargo de acompanhante que atua como mediador na sala de aula em conjunto com o professor, visando a inclusão social e o desenvolvimento como um todo.

Segundo a carta, a oitava é garantir a efetividade do Fórum; a nona é trabalhar a temática Educação e Sustentabilidade e em décimo, criar um grupo de trabalho remoto para discussão permanente das propostas de cada Fórum.

- O Fórum deve continuar existindo como espaço plural, ocorrendo de tempos em tempos a fim de proporcionar maior integração, de trocas, de fortalecimento da educação como política pública, com objetivos e metas que nos sejam comuns e nos aproximem, sem, contudo, anular nossas singularidades – destacou a Superintendente de Gestão Democrática na Secretaria Municipal de Educação de Macaé, Luiziane Lusitano.


Os palestrantes do fórum foram:

O Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (SECADI/MEC), professor Décio Guimarães. Décio é doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e ministrou a palestra com o tema "Políticas e práticas educacionais na perspectiva inclusiva: entre a luta e o direito".

O professor Jorge Luís Rodrigues dos Santos é Doutor em Memória Social (UNIRIO), Mestre em Educação (UNIRIO). Especialista em temas da Diversidade, Diferença e Direitos Humanos. Professor Docente (Português e Literatura) na SEEDUC/RJ. Pesquisador do Grupo de Pesquisas ONDJANGO – Estudos Afro-Brasileiros, do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Instâncias de Socialização - POLIS/UFF e do Observatório Carioca de Histórias em Quadrinhos. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), e da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH.

Jorge Luís proferiu a palestra “Diversidade, diferença e direitos humanos: desafios urgentes na educação do século XXI”.

A professora Cris Passinato é doutoranda em Química Biológica com ênfase em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, no IBqM-UFRJ (CAPES 7). Especialista em Acessibilidade Cultural do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ. Mestre em Ciências, Ensino de Química do PEQui do IQ-UFRJ (CAPES 4). Especialista em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares do CESPEB da Faculdade de Educação da UFRJ. Ministrou a palestra “Um olhar anti-capacitista no paradigma social da educação inclusiva no ensino básico”.

A professora Luemy Avila discursou sobre "Tecnologia para uma Educação Plural". Designer Educacional, é coordenadora do #Inovareaprender Programa de Inovações nas Práticas Pedagógicas - Computação na Educação Básica - Robótica Educacional - Cultura Maker.

Já o professor Celso Sánchez é biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e tem doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Ele falou sobre “Diversidade e Ambiente”.