Foto: Moisés Bruno
Atendimento está sendo realizado na Avenida Rui Barbosa, 275, na Galeria Macaé Center
Cerca de 200 usuários do Sistema Único de Saúde já estão com o cartão do SUS novo, desde que teve início o mutirão de cadastramento no início de dezembro do ano passado. A ação vai durar até março de 2015 e é resultado de parceria entre a Câmara Permanente de Gestão (CPG) e a Secretaria de Saúde. O Cartão SUS foi criado pelo governo para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos vinculados ao Sistema Único de Saúde.
Para a atualização do cadastro, os moradores deverão apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso das crianças, é preciso levar a Certidão de Nascimento. O atendimento está sendo realizado na Avenida Rui Barbosa, 275 (Galeria Macaé Center), de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, sala 9, térreo. O cartão é impresso na hora e para não danificar o documento o usuário deve plastificar.
Segundo a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Míriam Benjamin, o Ministério da Saúde organizou o sistema de informação para que sejam gerados dados importantes, no referente à população, aos serviços de saúde e outros.
- Macaé está implantando o cartão SUS, cujo objetivo é facilitar o acesso ao Sistema Único de Saúde, armazenando informações sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram empregados e por quais profissionais os procedimentos foram realizados – explica ela.
Os dados são confiáveis e atualizados, permitindo planejamento e troca de conhecimento para ajudar na elaboração e execução das políticas públicas de saúde. “É bom registrar que o cartão é oferecido gratuitamente”, avisa Míriam.
Para a execução desse procedimento a CPG oferece toda a estrutura necessária, via pessoal (são quatro funcionários), maquinário e logística. O cartão SUS possibilitará que todas as produções médicas resultantes dos trabalhos dos profissionais de saúde, sejam conhecidos através do sistema de informação, sendo necessário que cada cidadão tenha o cartão.
A vantagem de ter essa carteirinha é que o atendimento por instituições públicas de saúde em qualquer parte do país será devidamente registrado, pois cada pessoa terá seu número identificado no sistema. O trabalho está sendo feito inclusive para pessoas de outras cidades.
O cartão é importante para que o usuário tenha acesso a qualquer tipo de atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo para aquisição da carteirinha dura apenas cinco minutos.
Macaé tem 230 mil habitantes e possui uma população crescente de 4% ao ano. De acordo com diagnóstico da Secretaria de Saúde, cerca de 90 mil pessoas são usuários do SUS no município, atualmente. Deste total, a estimativa é que 30% tenham o cartão SUS, incluindo todas as pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família. A expectativa é aumentar esse percentual para 100%, por meio do mutirão.