Casa Civil atua pelo fim dos acidentes de trânsito com animais soltos

08/03/2023 17:36:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Bruno Campos

Encontro buscou traçar plano de ação que amplie os mecanismos de manejo dos animais de grande porte

Os riscos atrelados à livre circulação de cavalos nas vias públicas foi o assunto da reunião realizada nesta quarta-feira (8) na Secretaria Municipal da Casa Civil. O encontro buscou traçar um plano de ação a fim de que o município amplie os mecanismos de manejo dos animais de grande porte, desde a apreensão, à guarda e multas aos responsáveis.


“É necessário que o município elabore uma solução efetiva para evitar acidentes envolvendo animais soltos, registrados principalmente nas vias expressas como as linhas Verde e Azul. Hoje, estabelecemos as questões prioritárias como: a revisão da legislação em vigor, a definição de um lugar para guarda provisória, estudo sobre possíveis convênios, além do estabelecimento de multas que coíbam a prática. Todas elas serão levadas para análise do prefeito Welberth Rezende”, detalhou o Secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Borba Pessanha.


A integração entre as pastas como a Mobilidade Urbana, Guarda Ambiental e Proteção Animal também foi destacada como importante para a definição de um fluxo que atenda à demanda pela segurança viária e o bem-estar dos animais. Para isso, a reunião contou com os representantes desses setores; do subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, além do representante do legislativo, o vereador Rafael Amorim.


“É necessário aprimorarmos os mecanismos legais a fim de contemplar as atuais estruturas existentes, como a própria Subsecretaria de Proteção Animal, criada em 2022”, apontou Luan.


“A destinação adequada dos animais de grande porte precisa ser tratada pelo poder público e isso envolve o manejo com esse animal e políticas que tratem das questões secundárias ligadas à temática”, afirmou Rafael Amorim.

A criação de uma agenda de encontros para tratar do assunto foi definida pelo grupo até a conclusão do trabalho de planejamento das ações a serem implementadas.


Fotos Relacionadas