Foto: Ana Chaffin
Técnicas vocais são ensinadas e estimulam sociabilidade
A Casa da Convivência, implantada pela Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Universidade Livre da Funemac, oferece aulas de canto para idosos que buscam melhor qualidade vocal. O objetivo do projeto é proporcionar autoestima e sociabilidade, por meio das técnicas vocais. As aulas contam com quatro professores que ensinam, além das técnicas vocais, postura corporal, alongamentos e coreografias. A anatomia vocal e a história da música são temas trabalhados em conjunto.
De acordo com a fonoaudióloga e preparadora vocal Luciana Aguilar, o trabalho é importante não somente para aprimorar a voz, mas traz qualidade de vida, superando as limitações e acolhendo cada idoso de forma única. ''Queremos alcançar, por meio dos instrumentos musicais e voz, a aproximação entre pessoas, gerando a socialização e a manutenção vocal que é nosso objetivo", detalhou.
Buscando mais qualidade vocal e momentos de alegria, dona Iracir Fragoso, 71 anos, revela que esta reunião é importante pois beneficia cada membro do grupo. Ela conta que quando jovem, cantava muito bem, mas ao longo dos anos começou a perder a habilidade da voz e, por meio das aulas, em um ano e três meses, conseguiu melhorar 80% da voz. ''Chego aqui com força de vontade para viver e trabalhar. A música serve para progredir nossas vidas'', confessa.
Rogéria Rodrigues, 59 anos, também relata sua história de vida: ''sempre gostei de cantar e desde quando comecei este curso, minha voz melhorou muito. Quando envelhecemos perdemos a identidade da voz. Aqui, nossos professores nos incentivam e nos devolvem a autoestima'', ressalta.
O curso é livre por idade, basta informar o nome e o endereço. As aulas acontecem toda segunda-feira, a partir das 9h. A Casa da Convivência está localizada na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro.